Duas bombas de Roberto Carlos, a última das quais com a ajuda de um braço de Luís Figo, foram suficientes para o Real Madrid vencer o Albacete e seguir destacado no comando do campeonato espanhol no arranque da 31ª jornada da liga espanhola. Já ao cair do pano, Casillas, depois de mais uma exibição de luxo, deixou escapar um tiro de Parri que fixou o resultado final em 2-1.
Com os «galácticos» todos em campo, a equipa de Carlos Queirós entrou a exercer uma forte pressão à procura de um golo madrugador que acabou por chegar aos 19 minutos na marcação de um livre directo. Roberto Carlos puxou o seu pé-canhão atrás, a barreira do Albacete desfez-se e a bola sofreu ainda um ligeiro desvio, em Montiel, antes de encontrar as redes. Com o Estádio Carlos Belmonte cheio, o Real continuou a mandar no jogo e até ao final do primeiro tempo e Casillas só teve de se mexer uma vez para travar um remate de Pacheco. Com Guti e Zidane a comandar a orquestra no meio-campo, o Albacete viu-se em apuros para travar as investidas de Ronaldo, as iniciativas de Figo pelos flancos e um Beckham ao nível do início de época.
No entanto, depois do intervalo, tudo mudou. Os galácticos baixaram os braços e passaram a rodar em regime de poupança. O Albacete não se fez de rogado e partiu para cima das «estrelas» imprimindo um sufoco inimaginável, a tal ponto que Casillas passou a ser o grande protagonista da partida. Valeu ao Real outro livre à medida de Roberto Carlos. O brasileiro voltou a encher o pé e a bola, a meio caminho, encontrou Figo que recebeu a bola com o braço junto ao corpo em rotação, desviando-a para as redes. Apesar dos muitos protestos do Albacete, o árbitro apontou para o centro do terreno.
O Albacete aumentou ainda mais a pressão e só uma grande defesa de Casillas impediu que chegasse ao empate quando Munteanu cruzou para o segundo poste da esquerda, fazendo a bola sobrevoar toda a defesa madridista até encontrar a cabeça de Mikel que disparou à queima-roupa. No entanto, o jovem guarda-redes, em antecipação, já vinha lançado em voo e acabou por afastar a bola das suas redes de forma espectacular.
Já ao cair do pano, a oito minutos do final, Parri arrancou um fenomenal pontapé fora da área que, à partida, parecia inofensivo, mas a bola bateu no solo e traiu Casillas que a deixou escapar entre as luvas e o Real acabou o encontro a «tremer» perante um Albacete que nunca desistiu de procurar o empate. António Pacheco, com um remate às malhas laterais, esteve mesmo muito perto de o conseguir.
Com esta vitória o Real Madrid aumenta para quatro pontos a diferença para o Valência que, este domingo, recebe o Múrcia na luta pelo título.
Jogos de sábado
Albacete-Real Madrid, 1-2
(Roberto Carlos, 19; Luís Figo, 70); (Parri, 81)
Sevilha-Espanhol, 1-0
Barcelona-Villarreal, mais tarde
Jogos de domingo
At. Bilbao-Celta
D. Corunha-Bétis
Maiorca-Real Sociedad
Osasuna-Málaga
Saragoça-Racing Santander
At. Madrid-Valladolid
Valência-Murcia