Duas medalhas de ouro (elite-femininos e sub-23 masculinos) e duas de prata (elite masculinos e juniores masculinos) formam o balanço muito positivo da participação portuguesa nos Europeus de duatlo, que decorrem em Rimini (Itália).
Vanessa Fernandes juntou mais um título ao seu cada vez mais impressionante palmarés, ao sagrar-se este sábado campeã europeia. A atleta do Benfica concluiu a prova com 1,53 minutos de avanço sobre a espanhola Ana Burgos, segunda classificada e 2,29 sobre a checa Vendula Frintova, que fechou os lugares do pódio. A prova consistia em três percursos compostos por 10 quilómetros de corrida, 40 de ciclismo e mais cinco de corrida a finalizar.
Para além do título europeu de Vanessa, o atleta Sérgio Silva sagrou-se também, pela terceira vez, campeão europeu da especialidade, na categoria sub-23. Sérgio Silva, campeão mundial em título, esteve desde o início no grupo da frente, numa prova que juntava os sub-23 ao escalão de elite. O atleta português terminou em quarto lugar na classificação geral, com o tempo de 1.51,09, apenas a 13 segundos do vencedor absoluto, o checo Filip Ospaly. Ospaly cortou a meta com menos 7 segundos do que o português Lino Barruncho, que conquistou a medalha de prata na categoria de elites, com dois segundos de vantagem sobre o francês Benjamin Grenetier.
Esta manhã, o júnior João Silva já tinha dado o mote para uma boa participação global, ao conquistar a medalha de prata na prova de «sprint» (5 quilómetros de corrida, 20 de ciclismo e 2,5 de corrida).