São dois homens de trabalho, com pinta de craques. Somam a disponibilidade física ao talento administrado em instantes realmente importantes. Também por isso irão ser muito provavelmente os jogadores com mais participação no jogo. O clássico passa definitivamente por eles. Qual o mais forte?

Hugo Leal passou por F.C. Porto e Benfica, não sente segredos da função de número oito e conhece a especificidade de um clássico. Falou com o Maisfutebol e traçou as diretrizes deste duelo particular. «São dois jogadores muito importantes na manobra da respetiva equipa», diz. Mas com diferenças.»

«O João Moutinho destaca-se pela inteligência do seu futebol, pela capacidade de pensar muito rápido e executar muito rápido. O Witsel impõe-se mais no sentido físico do futebol. Ocupa um espaço de terreno maior no campo, é fundamental no momento defensivo e tem capacidade de apoiar o ataque.»

Os números subscrevem de resto o que diz Hugo Leal. João Moutinho, por exemplo, tem mais remates e mais assistências: 22 finalizações contra apenas nove do belga, seis assistências contra apenas uma do belga. Afirma-se, além disso, também pelas bolas paradas: é ele que bate os cantos e vários livres.

«Este é um clássico, é um jogo diferente dos outros. No caso do Witsel, que é um todo o terreno, não creio que isso possa alterar a forma de jogar. Tem uma zona de conforto grande, executa bem e é um jogador que sobretudo consolida coletivamente a equipa, mantendo os setores aproximados e coesos.»

«Mas pode acontecer no caso de João Moutinho: vai provavelmente ter menos espaço para receber a bola na primeira zona de construção. Ele é o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque, é o responsável pela verticalidade do futebol, enquanto o Witsel faz mais a ligação entre a defesa e o meio-campo.»

Ora por isso Hugo Leal avisa que um clássico torna mais difícil o jogo de Moutinho. «As outras equipas não pressionam a primeira zona de construção, mas o Benfica vai fazê-lo. O Moutinho vai ter menos tempo e espaço para receber a bola e levantar a cabeça. É um jogo que é um desafio para ele.»

O trunfo de Moutinho pode vir do lado: Lucho González. «Com o Lucho o Moutinho veio crescer muito exibicionalmente. As preocupações deixaram de estar centradas nele, porque o Lucho faz precisamente o mesmo papel.» Por isso ele tem tempo para respirar e surpreender o adversário: e para ser decisivo.

Veredito:

«Até porque gosto muito do futebol de João Moutinho, e porque creio que surge mais no último terço do campo, escolho o João Moutinho. O Witsel é um box-to-box, faz todo o terreno e é um jogador mais forte fisicamente, mas o Moutinho aparece mais e é muito forte na zona de decisão. Creio que pode ser mais decisivo.»

Dados estatísticos (2011/12):



Witsel Dados Moutinho
19 Jogos 20
1453 Minutos 1494
0 Golos 3
22 (8) Remates 9 (4)
24 Faltas cometidas 23
19 Faltas sofridas 24
5 Cartões amarelos 3
63 Pontos Maisfutebol 60
3.32 Média de Pontos 3