Se na Cidade do Cabo foram os feitos de Bartolomeu Dias a inspirar a Selecção Nacional, em Durban é Vasco da Gama quem deve servir de exemplo. O navegador português deixou uma herança importante na cidade sul-africana que acolhe o terceiro jogo de Portugal no Mundial 2010, frente ao Brasil.

Durban é a capital de KwaZulu-Natal, uma província que deve metade do nome a Vasco da Gama. Ao tentar encontrar o caminho marítimo para a Índia, o navegador português chegou a esta região no dia 25 de Dezembro de 1497, pelo que decidiu chamar-lhe Natal.

Embora seja menos cosmopolita que a Cidade do Cabo, Durban também é uma cidade virada para o oceano, que neste caso já é o Índico. O porto é o maior de África, servindo também de atracção turística. Conhecida também pelas belas praias, esta cidade é apetecível para os amantes do surf, entre outros desportos similares.

Durban é também uma cidade muito desportiva: tem três equipas de futebol (AmaZulu, Thanda Royal Zulu e Golden Arrows), a equipa de râguebi dos Sharks e os Dolphins, no críquete.

O jogo entre Portugal e o Brasil será disputado no Estádio Moses Mabhida, que homenageia um antigo secretário-geral do partido comunista sul-africano. O recinto, remodelado em 2009, tem capacidade para mais de 60 mil espectadores e é conhecido pelo seu arco, inspirado na bandeira sul-africana, e que é possível percorrer através de um funicular.

Veja as fotos para conhecer melhor a cidade de Durban, palco do Portugal-Brasil.