O seleccionador de Malta, o checo Dusan Fitzel, é um fã assumido da selecção portuguesa. Na abordagem ao jogo, o técnico nunca poupou elogios aos homens de Queiroz, deixando claro que um bom resultado este sábado, no Ta Qali, seria uma das maiores proezas na história do futebol maltês: «Portugal tem jogadores fantásticos e alguns deles seriam titulares numa Selecção Mundial. A maior parte dos convocados joga em clubes de topo, como Chelsea, Real Madrid ou Manchester United, enquanto os nossos jogam quase todos em clubes locais. Vamos enfrentar um gigante do futebol mundial e por isso este jogo será um tremendo desafio para nós», sublinhou.
Fitzel explicou o seu entusiasmo aos «media» malteses dando um exemplo curioso: «Quando recebemos o vídeo do jogo de Portugal com as Ilhas Faroe estive a montar as partes que nos interessavam mais e deu-me imenso gozo fazê-lo porque os portugueses jogam com muito prazer.»
Apesar desta admiração, Fitzel sublinha que a sua equipa não vai dar o jogo por perdido quando entrar em campo: «Tivemos três ou quatro semanas para preparar esta estreia e o nosso objectivo é mostrar que estamos a fazer um bom trabalho. Contra Portugal teremos de funcionar colectivamente, ou então os problemas vão ser enormes. Quem é que pode resolver individualmente duelos com jogadores como Simão, Deco ou Nani? Ninguém!», sublinhou.
O técnico checo revelou ainda que o facto de Malta começar esta campanha recebendo Portugal correspondeu a um pedido seu na negociação do calendário da fase de qualificação: «Sempre quis que recebêssemos Portugal no primeiro jogo. Estava convencido de que a selecção portuguesa ia chegar à final do Euro-2008 e queria assegurar uma enchente na nossa estreia», concluiu com um sorriso.