O equilíbrio foi a nota dominante na partida da última ronda entre Estrela da Amadora e União de Leiria. O empate a uma bola com que terminou a partida agrada menos aos visitantes, que assim falharam a missão de ainda chegar à Taça UEFA. A formação do Lis terá no entanto, como compensação, a presença na Intertoto.
O jogo iniciou-se com ritmo moderado, mas ainda assim com sinal mais para a União de Leiria, embalada pela ambição europeia. O primeiro sinal de perigo foi dado aos 6 minutos, com Slusarski a surgir solto na área mas a ser desarmado na hora H por Amoreirinha. Respondeu o Estrela com um cabeceamento de Viveiros, após cruzamento de Yoni, que Fernando defendeu com dificuldade.
Mas era a formação do Lis que mais atacava e do pé esquerdo de Rossato surgiram três oportunidades de muito perigo. Aos 18 minutos o lateral brasileiro cobrou um livre e NGal antecipou-se a Pedro Alves, mas atirou por cima. Três minutos depois o avançado teve novamente o golo nos pés, mas não aproveitou uma defesa incompleta do guarda-redes tricolor e falhou o alvo. NGal ainda iria dispor de uma terceira oportunidade (22m), na sequência de um canto de Rossato, mas Pedro Alves defendeu o cabeceamento.
Mas NGal não foi o único a desperdiçar. A seguir foi Cadu Silva a perder a oportunidade de inaugurar o marcador, em duas ocasiões. Aos 27 minutos o avançado recebeu a bola à entrada da área e rematou junto ao poste, mas Pedro Alves esticou-se e defendeu para canto. O 22 leiriense teve nova oportunidade aos 33 minutos, mas a bola passou a milímetros do poste.
Respondeu o Estrela perto do intervalo. Primeiro com um remate de Yoni e depois com um livre directo de Luis Loureiro (36 e 38m). Em ambas as ocasiões foi Fernando a evitar o golo, com defesas apertadas.
O mesmo equilíbrio, mas com golos
A segunda parte começou com mais uma oportunidade do Leiria. Slusarski recebeu uma bola na área e assistiu Cadu Silva, mas a bola saiu por cima da baliza (48m). O Estrela reagiu muito bem e aos 52 minutos Viveiros surgiu isolado, mas Fernando negou o golo. O guarda-redes leiriense voltaria a estar em evidência aos 58 minutos, quando fez uma grande defesa a remate de Tiago Gomes. Mas no minuto seguinte a equipa da casa acabaria mesmo por chegar ao golo. Tiago Gomes fugiu pela esquerda e cruzou para a área, onde surgiu Anselmo a finalizar.
Daúto Faquirá trocou Rui Duarte e Yoni por Zamorano e Rui Borges, mas o União de Leiria reagiu de imediato ao golo sofrido e chegou ao empate aos 65 minutos, com Slusarski a marcar de cabeça após cruzamento de Alhandra.
A equipa leiriense partiu depois em busca da vitória, na esperança de ainda chegar aos lugares europeus, mas sem sucesso. Cadú nos pés o golo do triunfo, a cinco minutos do fim, mas atirou por cima quando tinha tudo para marcar.