É possível eleger o melhor cobrador de livres do Mundo? Há quem tenha decidido tentar, recorrendo ao método de juntar os candidatos no mesmo espaço, para ver quem leva a melhor. Esse é o desafio do «Free Kick Master», evento que reúne 34 dos principais especialistas na arte das bolas paradas, com Zinedine Zidane como cabeça-de-cartaz. O concurso realiza-se esta quarta e quinta-feira na estância de Marbella, em Espanha.
E como funciona? Há quatro finalistas à partida, entre os quais Zidane, que só entrarão em prova no último dia e aos quais se juntarão mais dois, vindos da primeira fase. Os outros dividem-se em seis grupos de cinco e vão tentando a sorte na cobrança de livres directos, de várias distâncias ¿ 18, 21 e 25 metros. A maior distância e a eficácia são os pontos mais valorizados, havendo ainda um júri, constituído por vários treinadores, para tomar decisões. Também há concurso para os guarda-redes, sendo que os dois melhores da primeira fase passam à final. E não faltam os árbitros, estando prevista a presença do mediático Pierluigi Collina.
O campeão dos livres e o melhor guarda-redes receberão um carro de luxo e um troféu, havendo ainda relógios para distribuir pelos participantes, num evento promovido pelas televisões espanholas Canal Plus e Digital Plus +1, que terá igualmente fins de beneficência.
Entre os participantes anunciados há alguns nomes sonantes, como Robinho, Del Piero, Shevchenko, Kaká ou Tevez, mas é melhor esperar para ver quem vai mesmo, porque essa lista já sofreu alterações. No lote inicial chegaram a estar nomeadamente Deco e o benfiquista Petit.