E se fosse possível ouvir os treinadores no decorrer dos jogos? Ou ouvir o que os treinadores dizem, nos balneários, ao intervalo? Um cenário utópico para a liga portuguesa e para a maioria das ligas europeias, mas aconteceu no outro lado do Mundo, na Austrália.

Já era uma tradição nos jogos de críquete, mas agora também aconteceu, a título experimental, nas transmissões de futebol. Com um microfone na lapela, foi possível ouvir os comentários de um treinador durante o jogo e a palestra ao intervalo. Já imaginou essa possibilidade na liga portuguesa ou mesmo em qualquer outra liga europeia onde os treinadores até falam com a mão à frente da boca para anular uma eventual leitura dos lábios?

Esta experiência pioneira decorreu no passado domingo no jogo entre os Gold Coast United e os Wellington Phoenix. O treinador da equipa da casa, Miron Bleiberg, esteve sempre online, como diria Jorge Jesus, em direto na transmissão da «Fox Sports». Além de ter permitido que os seus comentários fossem ouvidos pelos espetadores, o treinador permitiu ainda que as camaras de televisão o acompanhassem até aos balneários no intervalo do jogo.

A verdade é que o treinador assumiu, em direto, que os microfones o estavam a inibir, num lance em que a sua equipa quase concedeu um golo. «Quase que não posso falar. Molhei as minhas calças depois do que aconteceu», atirou, numa linguagem moderada, adaptada à audiência. A verdade é que instantes depois, os visitantes marcaram mesmo e o treinador que se submeteu a esta experiência acabou derrotado por 0-1.

Veja aqui um resumo desta experiência na Austrália