Esta é uma grande história. Daquelas que nos fazem acreditar nos profissionais de futebol. Mesmo que o homem em questão seja o truculento Edgar Davids, o pitbull holandês. Quando chegar ao fim destas linhas, vai mudar a sua opinião sobre o atual treinador-jogador do Barnet.
Após a derrota por 3-2 em Accrington, para a League Two, o autocarro da equipa regressava pela auto-estrada. A dada altura, Davids apercebeu-se que na berma da estrada estava outro autocarro parado e lá fora encontrava-se um grupo de adeptos do seu clube.
O que decidiu fazer Davids? Simples. Na área de serviço mais próxima mandou o motorista parar, ordenou aos seus jogadores para saírem e meteu-se novamente na auto-estrada, em busca dos adeptos perdidos.
O motorista, Davids e um autocarro vazio socorreram os 36 fãs do Barnet que enregelavam ao ar livre, depois de o veículo onde seguiam ter avariado.
«Vi que os rapazes estavam ao frio e não podia deixá-los lá», explicou Edgar Davids ao Daily Telegraph. «Era o mínimo que podia fazer. Ainda por cima, pouco depois de apanhá-los começou a chover. Fiquei contente. Comigo nenhum homem fica para trás».
Os adeptos do Barnet passaram a admirar ainda mais o holandês. «O mr. Davids levou-nos até à área de serviço e ao Burger King, onde já estavam os jogadores. Depois apareceu outro autocarro e levou-nos até Barnet. Um dia destes só acontece no nosso clube».
O Barnet ocupa o 22º lugar e luta pela fuga à despromoção. Depois disto, quem voltará a criticar o treinador-jogador de 40 anos?