São várias as curiosidades que marcam o jogo, desta quarta-feira, entre Barcelona e Real Madrid. O jornal espanhol «AS» revelou algumas delas.

As duas equipas já se enfrentaram em 217 ocasiões oficiais e, curiosamente, têm o mesmo número de vitórias: 86. Assim, quem vencer logo à noite fica à frente nesta temática.

O balanço dos «merengues» no campo do rival, não é obviamente positivo. O Real Madrid em 103 vezes que pisou o Camp Nou, ou o antigo estádio dos «blaugrana», o Les Corts, venceu apenas por 23 vezes, empatou 21 e saiu derrotado em 59 ocasiões. Conquistando para a Taça do Rei, duas vitórias, um empate e sete derrotas.

No último clássico para a Taça, disputado em Camp Nou, a 30 de Janeiro de 1997, foram marcados dois golos de bola parada em apenas três minutos, um de Hierro e outra de Nadal. O jogo terminou na vitória do Barcelona por 3-2, com uma assistência do agora treinador Guardiola. Mas é a única derrota do Real nos últimos quatro jogos da competição disputados em Barcelona.

E nos últimos seis clássicos da Taça do Rei o Real Madrid marcou sempre, e nas visitas ao Camp Nou também. É preciso mesmo recuar décadas para encontro um jogo desta competição em que os «merengues» não tenham furado as redes do rival: 06 de Junho de 1943. O Barcelona, em casa, marcou sempre.

Números dos actuais intervenientes

O Camp Nou é o estádio mais vezes visitado por José Mourinho. O treinador português foi já por oito vezes ao campo do Barcelona, e nunca venceu: três empates e cinco derrotas. Os outros estádios em que Mou comandou mais vezes como visitante foram: Anfield (sete), Old Trafford e St. James Park (seis).

Se Messi assiste logo à noite, converte-se no jogador com mais assistências na história dos clássicos. Neste momento tem os mesmos números (9) que Luis Molowny (Real Madrid), e é seguido de perto por Xavi que já assistiu por 8 vezes.

Iker Casillas e Xavi vão jogar pela 29ª vez um Real Madrid-Barcelona. Além disso, Xavi será o segundo jogador da história do Barça a fazer anos em dia de clássico. O primeiro foi Etoo, a 10 de Março de 2007. Nesse dia, assistiu Messi no empate a três bolas. Mas Luís Figo, do lado contrário, entra na história ao ter marcado em dia de aniversário: 4 de Novembro de 2001.