A candidatura de Bruno Carvalho à presidência do Sporting foi recusada esta quarta-feira, uma vez que o antigo presidente continua suspenso, segundo explicou o presidente ds Mesa da Assembleia Geral. Jaime Marta Soares anunciou, desde já, que a candidatura de Carlos Vieira, antigo vice-presidente de Bruno de Carvalho, que também se encontra suspenso, vai ter o mesmo desfecho.

Além disso, Marta Soares explicou ainda que o mandatário da candidatura de Bruno de Carvalho, Pedro Proença, não avisou o clube que ia entregar as assinaturas e não estava ninguém habilitado [tem de ser o presidente da Mesa da Assembleia Geral] no estádio para as receber as 1.400 assinaturas.

«Enquanto se mantiver a suspensão, as candidaturas não vão ser aceites. Deviam ter avisado os serviços com antecedência para estar cá alguém para as rececionar. A única pessoa que as pode rececionar é o presidente da Mesa da Assembleia Geral, mas nada lhe foi comunicado. As listas que estiverem dentro da legalidade, com certeza que as aceitarei. Aquelas que estiverem envoltas em qualquer ilegalidade, não as aceitarei», começou por dizer Jaime Marta Soares à porta do Estádio de Alvalade.

O dirigente foi ainda mais explícito. «Como neste momento se mantém suspenso de qualquer atividade no Sporting o senhor Bruno de Carvalho, não poderei aceitar nenhuma candidatura liderada por ele. Carlos Vieira é exatamente a mesma situação: podem cá vir, mas será uma viagem sem qualquer êxito porque essas candidaturas não correspondem minimamente aos parâmetros da legalidade», acrescentou.

Pedro Proença, mandatário da candidatura de Bruno de Carvalho, manifestou-se indignado pela forma como foi tratado em Alvalade. «Foi um desrespeito total não só à candidatura, mas sobretudo aos quatro sócios que estão aqui numa missão específica, que é uma missão de entrega de uma candidatura. O doutor Jaime Marta Soares que gosta de se arrogar nas condição de arauto da legalidade ainda não conseguiu perceber que não é a ele que compete decidir se esta candidatura é ou não legal», comentou o representante da candidatura de Bruno de Carvalho à TVI.

Ora, na noite desta quarta-feira, o próprio Bruno de Carvalho reagiu. «Não estou suspenso provisoriamente, porque essa figura não existe nos estatutos do Sporting. A entrega da minha lista será feita mais cedo ou mais tarde, porque ainda vivemos num Estado de Direito, e não tenho dúvidas, com base na lei, de que no dia 08 de setembro lá estarei a sujeitar-me ao escrutínio dos sócios», disse em entrevista à SIC Notícias e citado pela Lusa.