O Rio Ave volta a defrontar uma equipa sueca. Depois de eliminar o Gotemburgo, na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, a equipa vila-condense depara-se com o Elfsborg, no play-off de acesso à fase de grupos.

Em julho de 2009, o Elfsborg defrontou o Sp. Braga, então treinado por Domingos. Na terceira pré-eliminatória da Liga Europa, os suecos venceram 1-2 no Minho e 2-0 na Suécia.

Cinco anos depois, o Elfsborg surge no caminho do Rio Ave. Treinado por Klas Ingesson, o Elfsborg tem um plantel baseado em jogadores locais, embora com alguns elementos de outros países nórdicos. A exceção é o guarda-redes, Abbas Hassan, um libanês de 29 anos, mas com toda a vida passada na Suécia.

O Elfsborg foi sexto classificado na liga sueca de 2013, com 46 pontos, atrás por exemplo do Gotemburgo, que foi terceiro, com 54 (o campeão foi o Malmoe, com 63). Chegou às pré-eliminatórias da Liga Europa pela via da taça sueca, que venceu em 13/14, batendo o Helsingborgs na final, por 0-1.

Nesta temporada, o Elfsborg está no quarto lugar, após 17 jornadas realizadas (na Suécia, o campeonato para no inverno).

O adversário do Rio Ave chega ao play-off da Liga Europa depois de, na terceira pré-eliminatória, eliminar os islandeses do Hafnarfjördur. Venceu 4-1 em casa e perdeu por 1-2 na Islândia. 

Na época passada, o Elfsborg chegou à fase de grupos da Liga Europa, tendo ficado no terceiro lugar do grupo C. A equipa sueca somou uma vitória (na Bélgica, no reduto do St. Liège, por 1-3), um empate (em casa, com os belgas, 1-1) e quatro derrotas. 

O primeiro jogo é a 21 de agosto, na Suécia, sendo a segunda mão a 28, em Vila do Conde.