No início de cada temporada os grandes clubes da Europa são candidatos a vencer todas as provas em que estão envolvidos e ambicionam à conquista da «tripla», também conhecida por «treble» ou tríplice coroa, que implica a associação da Taça dos Campeões a uma dupla conquista interna (campeonato mais taça) na mesma época. Um feito quase inalcançável na Europa mas que tem registado uma excepção, de forma regular, todas as décadas: Celtic (1967), Ajax (1972), PSV Eindhoven (1988) e Manchester United (1999).
As quatro primeiras triplas
Com a primeira década do novo século a chegar ao fim, ainda nenhum clube conseguiu manter viva a tradição, mas esta temporada há fortes possibilidades de se registar a quinta «tripla» da história. Neste momento há ainda treze candidatos, incluindo o F.C. Porto, à máxima tripla, que inclui a Liga dos Campeões, mas se o conceito for alargado à Taça UEFA, como foi o caso do F.C. Porto de Mourinho em 2002/03, o número de candidatos sobe para trinta, juntando o Benfica e o Sporting ao clube do Dragão.
Veja quem são os portugueses que podem chegar à tripla
A primeira tripla da história foi registada em Lisboa com a vitória dos escoceses do Celtic sobre os italianos do Inter Milão (2-1) em pleno Estádio Nacional, no ido ano de 1967. Um feito que deu o nome de «Lisbon Lions» a uma das bancadas do Celtic Park. Com efeito, a equipa dos católicos de Glasgow conseguiu, mais do que um «treble», um «poker», uma vez que juntou a Taça da Liga da Escócia às outras três conquistas.
Sporting candidato a Poker
No ano em que Portugal disputa a sua primeira Taça da Liga, a Europa conta ainda com dez candidatos à conquista de um novo «poker», incluindo o Sporting, o único clube português que disputa uma competição europeia e que ainda está envolvido nas três provas internas. Espanha e Itália estão, à partida, fora desta luta, uma vez que não têm uma taça da liga no seu quadro de competições mas, além dos leões de Alvalade, estão nesta luta clubes como os ingleses do Chelsea, Arsenal e Tottenham; os alemães do Schalke, Bayern, Werder Bremen e Hamburgo; ou os escoceses do Glasgow Rangers.
Com a maioria dos campeonatos ainda a meio, ainda sem vencedores pré-definidos, são as competições a eliminar que vão desbastando, para já, este grupo de candidatos à conquista do «treble». A fase de grupos da Champions, além de ter despromovido oito clubes para a UEFA, já deixou de fora clubes como a Lazio, Estugarda, Valência, Steaua e Dínamo Kiev. As taças de cada país também já fizeram baixas importantes entre os grandes da Europa como são os casos do Real Madrid, Sevilha, Milan e Everton. O Sp. Braga, ainda na UEFA, também foi vítima da prova rainha.
Os candidatos a tudo*
PORTUGAL
F.C. Porto (LC+C+T)
Benfica (TU+C+T)
Sporting (TU+C+T+TL)
ESPANHA
Barcelona (LC+C+T)
Villarreal (TU+C+T)
Getafe (TU+C+T)
At. Madrid (TU+C+T)
INGLATERRA
Chelsea (LC+C+T+TL)
Liverpool (LC+C+T)
Manchester United (LC+C+T)
Arsenal (LC+C+T+TL)
Tottenham (TU+C+T+TL)
ITÁLIA
Roma (LC+C+T)
Inter Milão (LC+C+T)
Fiorentina (TU+C+T)
ALEMANHA
Schalke (LC+C+T+TL)
Bayern (TU+C+T+TL)
Werder Bremen (TU+C+T+TL)
Hamburgo (TU+C+T+TL)
FRANÇA
Lyon (LC+C+T)
Marselha (TU+C+T)
Bordéus (TU+C+T)
BÉLGICA
Anderlecht (TU+C+T)
GRÉCIA
Olympiakos (LC+C+T)
ESCÓCIA
Celtic (LC+C+T)
Glasgow Rangers (TU+C+T+TL)
Aberdeen (TU+C+T+TL)
TURQUIA
Fenerbahçe (LC+C+T)
Galatasaray (TU+C+T)
SUÍÇA
Basileia (TU+C+T)
*LC=Liga dos Campeões; TU=Taça UEFA; C=Campeonato ou Liga; T=Taça; TL=Taça da Liga.