O «caldeirão» dos Barreiros recebe mais um derby madeirense nesta sexta-feira à noite (20h15). Marítimo e Nacional, rivais em todos os sentidos, vão medir forças num embate sempre apetecível e que mexe com a Madeira. Seja qual for a diferença pontual entre ambos, os confrontos entre os dois principais clubes insulares são sempre «quentes» dentro e fora das quatro linhas.

Siga o jogo AO VIVO

Por norma, a formação pior classificada no momento vence. Se assim for, os maritimistas são favoritos à vitória pois somam menos três pontos que os alvinegros, numa luta ainda acesa pela Liga Europa (31-34, oitavo e sexto classificados, respectivamente).

Os verde-rubros estão obrigados a vencer para não deixarem escapar a carruagem europeia e para darem sequência à melhor série da temporada: vêm de três triunfos consecutivos. Os nacionalistas estão com uma pequena margem de manobra, mas ninguém gosta de perder um derby. E um desaire é mais um passo atrás, face a outros concorrentes directos.

Por outro lado, a história dos embates entre rivais nos Barreiros é claramente favorável aos actuais pupilos de Pedro Martins. Nos últimos cinco anos o melhor que o Nacional conseguiu foi um empate, curiosamente, na temporada passada (1-1). Os maritimistas venceram as outras quatro partidas.

Ataque altamente moralizado

O Marítimo está em alta. Tal como na época transacta, em que garantiu a presença europeia na derradeira jornada, os adeptos verde-rubros acreditam numa boa ponta final. Nas últimas três partidas o ataque dos locais somou 10 golos. Assim, é possível sonhar com mais uma vitória e até com muitos golos, como aconteceu na temporada de 2008/09, onde o triunfo sorriu aos maritimistas por 4-2.

Para este importante embate, Pedro Martins não pode contar com Alonso, por castigo, e com os lesionados, Roberto Sousa, Peçanha e Marquinho. Não são muitas as novidades na convocatória divulgada. O técnico chamou Luís Olim e Sidnei para os lugares de Alonso e Roberto Sousa. O segundo, médio internacional cabo-verdiano, deve ser titular no lugar de Roberto Sousa, jogando ao lado de Rafael Miranda e Benachour.

Bracalli faz jogo 100 e Ivo Vieira estreia-se em derbies

O guarda-redes Bracalli é, sem dúvida, a maior figura deste actual Nacional. O jogador está em final de contrato e fará nos Barreiros a sua 100ª partida na Liga. Depois da saída de Benaglio para a Alemanha, o brasileiro não mais perdeu a titularidade e joga de forma ininterrupta, com grandes exibições, sendo um sério obstáculo ao ataque maritimista.

De fora vai ficar Bruno Amaro por castigo (foi expulso com o Paços de Ferreira), enquanto Pedro Oldoni continua lesionado.

Outra curiosidade, é que o técnico Ivo Vieira fará a sua estreia em derbies, depois de ter participado em várias partidas como jogador. É também a primeira vez que os nacionalistas serão comandados por um treinador madeirense, desde que regressaram ao escalão principal.

Ao nível dos convocados, o líder nacionalista surpreendeu com a exclusão de Thiago Gentil que costumava ser titular. De fora continua o capitão Patacas, apenas por mera opção.

EQUIPAS PROVÁVEIS

MARÍTIMO: Marcelo Boeck, Briguel, Roberge, Robson e Luciano Amaral; Rafael Miranda, Sidnei e Benachour; Djalma, Kléber e Baba

NACIONAL: Bracali, Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e João Aurélio; Luís Alberto e Skolnik; Edgar Costa, Diego Barcellos e Mateus; Orlando Sá.