A Associação Europeia das Ligas de Futebol Profissional (AELFP), que tem o português Emanuel Medeiros como seu director-geral, festejou nesta última quarta-feira o primeiro aniversário desde a sua constituição. A ocasião foi celebrada com um meeting onde se aproveitou para discutir vários assuntos que, de uma ou outra forma, fazem parte das preocupações dos 17 membros efectivos da AELFP. O Maisfutebol chegou à conversa com Emanuel Medeiros, que nos explicou quais os principais temas que estiveram na ordem de discussões.
«Tivemos a oportunidade de abordar a temática dos empresários desportivos, nas suas mais variadas vertentes. Falámos, por exemplo, sobre os direitos nas comissões relativas às vendas de atletas e também acerca da credibilização da profissão», avançou Emanuel Medeiros, que destacou depois tudo o que tem a ver com a legislação a tomar sobre sites desportivos na internet. «Decidimos alertar o Parlamento Europeu para tudo o que diz respeito a isto, pois é o valor comercial das próprias competições que está em causa», declarou, lembrando os inúmeros endereços na Internet que transmitem partidas de futebol sem a isso terem direito.
O enquadramento jurídico das apostas desportivas foi revisto, tendo sido levado em linha de conta as diferentes legislações nacionais. O objectivo é defender os direitos de todas as entidades e empresas que se movem neste meio.
Liga francesa sugere micro-câmaras nos postes das balizas
Uma das principais novidades deste encontro da AELFP tem a ver com o sector da arbitragem. Os representantes da Liga francesa apresentaram os últimos desenvolvimentos sobre um estudo que levaram a cabo nos últimos meses e Emanuel Medeiros explicou-nos os seus contornos. «Este estudo sugere que sejam incluídas, nos postes das balizas, duas micro-câmaras, que poderão ser essenciais na análise de alguns lances. Esta sugestão mereceu a simpatia de todas as outras ligas e será remetido agora ao International Board da arbitragem», indicou Emanuel Medeiros, que sublinhou, mais uma vez, a importância de o futebol «não se separar da evolução tecnológica».
Na Assembleia Geral, realizada já esta quinta-feira, foram aprovados por unanimidade o relatório e contas deste último ano e o orçamento do próximo, tendo Emanuel Medeiros recebido um voto de louvor dos membros presentes. O director-geral da AELFP foi congratulado, inclusivamente, por Lennart Johannson, presidente da UEFA, que se mostrou encantado com o trabalho desenvolvido por esta Associação ao longo do último ano.
«Foi uma jornada intensa e profícua e tenho que me congratular por tudo o que aconteceu. Se alguma dúvida havia relativamente à capacidade organizativa de todas as ligas por nós representadas, elas ficaram agora dissipadas. O capital de credibilidade que arrecadámos nos últimos seis meses é impressionante.»