Fatih Sonkaya, defesa direito emprestado pelo F.C. Porto ao Roda, da Holanda, foi suspenso por três jogos pela Federação Holandesa depois de uma reacção mais intempestiva a um cartão vermelho. O jogador de 26 anos jogava pela equipa B do clube e, segundo é veiculado por alguma imprensa, retirou o cartão vermelho da mão do árbitro quando foi admoestado, um pouco à imagem do português Zequinha que no Mundial Sub-20 de 2007, no Canadá, fez semelhante acção no jogo com o Chile.
O caso de Zequinha
Em declarações ao Maisfutebol, Janus Kovalik, o empresário do jogador, desmentiu este último facto e referiu que o jogador não está suspenso pelo clube, como foi indiciado: «Isso é uma informação errada. Ele reagiu de uma forma intempestiva, porque se considerou injustiçado, e foi suspenso por três jogos, mas pela Federação.»
Kovalik confirmou que o jogador vai continuar no Roda, pelo menos até ao final da época (data do final do empréstimo), já que ainda não é oficial que o clube holandês não exerça o direito de opção. Relativamente à expulsão, o empresário classificou-a de «injusta» e defendeu que, apesar dos «ânimos sempre se exaltarem neste tipo de situações», o jogador apenas «protestou e dirigiu-se ao árbitro para perguntar porque é que foi expulso e dizer que não tinha sido correcto».