Francisco Geraldes é um jogador diferente e tem feito a diferença no Moreirense. Emprestado pelo Sporting à equipa de Moreira de Cónegos, o médio soma 17 jogos em 21 possíveis e já marcou dois golos. Um frente ao Feirense, num jogo em que fez uma assistência e construiu a jogada de outro dos golos, e um ao FC Porto, que colocou o Moreirense na final-four da Taça da Liga.

No primeiro ano no campeonato principal, o internacional sub-21 tem agarrado a oportunidade de crescer e está focado no objetivo que tem desde sempre: chegar à equipa principal do Sporting. Essa realidade já esteve mais longe, mas ainda está a uma distância considerável. 

 Francisco Geraldes sabe que em Alvalade estão atentos ao que tem feito em Moreira de Cónegos e tem mostrado qualidades para merecer a chamada de Jorge Jesus, mas a concorrência a meio-campo é elevada. O que joga então a seu favor?  

À conversa com o Maisfutebol, o próprio jogador tentou responder a essa pergunta e, mais uma vez, mostrou que trata tão bem as palavras como trata a bola. Fala do Sporting, do Moreirense e da seleção e pelo meio revela que João Mário «perdeu tempo» para o ajudar a ser melhor.

Internacional sub-18, 20 e 21. Falhou o último mundial de sub-20, mas ultimamente tem sido chamado para os sub-21. Sente-se certo já no próximo Europeu?

Trabalho para isso todos os dias. Tenho sido chamado e ganhado alguns minutos, espero conseguir lá estar. Serão chamados os melhores e acredito que posso estar nesse lote. Vamos ver! 

Rui Jorge tem muitas e boas opções, não é? 

Sim, acho que Portugal tem tido, também por força das equipas B, excelentes jogadores. Até mesmo na seleção AA já há muitos jogadores sub-21 e que cresceram ali. Atualmente o grupo é muito forte e acho que por isso poderemos ser sempre considerados candidatos. 

E o Francisco já pensa na seleção principal? 

Não, não penso. Ainda nem me consegui impor nos sub-21, quanto mais pensar já nos AA. É preciso ir com calma.

Como é que tem visto o trabalho de Rui Jorge? 

Como disse sobre o Jorge Jesus, os resultados falam por si. O que o Rui Jorge está a fazer na seleção é fantástico. A equipa joga bom futebol e tem apresentado resultados muito positivos, é praticamente imbatível. 

Todos os jogadores falam bem dele…

E só há razões, é uma excelente pessoa e é um prazer trabalhar com ele. Além do que se vê como treinador é muito direto e frontal, gosto disso.