O Brasil estreou-se na Copa América Centenária com um empate a zero frente ao Equador, numa partida que teve Jonas a titular e muita polémica, já que o árbitro salvou a Canarinha da derrota ao invalidar um golo aos equatorianos de forma surpreendente.

Os equatorianos começaram melhor, ameaçaram a baliza de Alisson, mas foi Coutinho a ter a melhor oportunidade da primeira parte, após cruzamento de Willian. Brilhou o guarda-redes ao impedir o golo do jogador do Liverpool, que desviou ao primeiro poste o passe do companheiro do Chelsea.

O jogo não estava muito interessante e só em transições rápidas o Brasil ameaçava e de longe Coutinho voltou a ameaçar, desta vez para fora.

A dez minutos do intervalo foi a vez de Renato Augusto ficar perto do golo. Jonas descaiu numa linha e cruzou com conta peso e medida para o médio, mas apareceu o corte no momento providencial.

Até ao descanso, destaque para um livre direto de Enner Valencia que o guardião brasileiro salvou.

No segundo tempo, a toada continuou lenta e com poucas oportunidades e com nenhuma das equipas a fazer muito para vencer.

Só que mesmo assim o Equador podia ter conseguido o triunfo, quando aos 66 minutos Bolaños surgiu na linha de fundo do lado esquerdo e tirou um cruzamento torto, que saiu na direção da baliza. A bola parecia fácil, mas Alisson fez o pior e meteu dentro da baliza. Os jogadores equatorianos começaram os festejos, mas o árbitro invalidou o golo por considerar que a bola ultrapassou a linha de fundo, no momento do cruzamento do avançado.

O melhor mesmo é ver o lance AQUI.

Continuou o empate e apenas Lucas Moura criou perigo até ao fim do encontro, com uma cabeçada ao lado. 

No regresso ao estádio onde foi campeão do Mundo em 1994, o Brasil empatou e teve uma estreia cinzenta na Copa América. Jonas jogou 62 minutos, tendo sido substituído por Gabriel Barbosa.

Na segunda jornada, o escrete vai defrontar o Haiti, que perdeu com o Perú na primeira ronda.