As pré-temporadas ficam normalmente marcadas pelas compras e vendas no mercado, pelos primeiros jogos particulares e também pelo lançamento dos novos equipamentos, ação cada vez mais promovida pelos departamentos de marketing dos clubes e, neste capítulo, o Wycombe Wanderers, da League 2 de Inglaterra, procurou marcar pontos com a apresentação de um excêntrico equipamento para os guarda-redes.

Trata-se e uma camisola que, de facto, chama a atenção, inspirada no efeito visual de um caleidoscópio, a servir de apoio ao patrocínio de uma marca de gelados, mas a verdade é que as cores garridas não se justificam apenas pelo marca que paga a camisola, tem de facto uma intenção mais abrangente, como explica Barry Richardson, o autor do ousado desenho que também é treinador de guarda-redes na formação do clube.

«Eu queria criar um alvo na área que atraísse atenção dos adversários. Na atualidade os guarda-redes são bem maiores do que eram há uns tempos, por isso achei que fazia sentido desenhar uma camisola com brilho e cores garridas para tornar o guarda-redes ainda maior», explicou o autor.

Uma camisola invulgar inspirada nos caleidoscópios das crianças. «Lembro-me de ter um, de olhar lá para dentro e sentir os meus olhos atraídos para o centro. Com todas aquelas cores brilhantes, podíamos ver os desenhos de forma periférica, mas olhávamos sempre para o centro», explica.

Uma teoria que Richardson já teve a possibilidade de comprovar nos treinos do Wycombe. «O que os avançados disseram logo é que nem olhavam para os guarda-redes, que não se distraíam com a camisola. Era a resposta que queríamos, mostra que já estamos a afetar as cabeças deles. Eles ficaram a pensar nisso», destacou ainda o responsável pelas extravagantes camisolas.