A Interpol emitiu esta quarta-feira um mandado de captura internacional para seis homens com ligações à FIFA, por suspeitas de extorsão, conspiração e corrupção.

Na lista estão dois altos dirigentes da FIFA: Jack Warner, antigo vice-presidente da organização e ex-presidente da CONCACAF, e Nicolás Leoz, antigo membro do comité executivo da FIFA e presidente da CONMEBOL entre 1986 e 2013.

Há ainda alertas de busca e de captura para três empresários argentinos (Alejandro Burzaco, Hugo Jinkis e Mariano Jinkis), acusados de subornos superiores a 90 milhões de euros, e um brasileiro (José Margulies), todos do ramo das transmissões televisivas.

Recorde-se que desta lista, Jack Warner e Nicolás Leoz já tinham sido indiciados na semana passada por suspeitas de corrupção, na sequência de uma investigação desencadeada pelas autoridades norte-americanas.

Jack Warner foi detido e posteriormente libertado sob o pagamento de caução e alegações de um esgotamento, que o levou a deixar a prisão numa ambulância. Horas depois, foi visto a dançar num congresso do seu partido. Já Nicolás Leoz encontra-se hospitalizado em Assunção, capital do Paraguai.