O Celtic colocou um ponto final numa série de doze vitórias consecutivas na liga escocesa com uma derrota no terreno do Hibernian. Foi a primeira derrota da formação católica de Glasgow fora de casa e a segunda derrota da época.
Com este resultado, não conseguiu voltar a distanciar-se do rival Rangers, que fica a partir de agora com apenas quatro pontos de desvantagem. Há por isso uma nova esperança para a formação de Pedro Mendes, que ontem goleou o Hamilton.
A derrota frente ao Hibernian, que voltou a não contar com o português Filipe Morais, foi em muito provocada pela tarde infeliz do guarda-redes Artur Boruc. O guardião deu um grande frango que abriu caminho à vitória adversária.
Jogava o minuto 55 quando Rankin arrancou um remate a trinta metros da baliza que Boruc deixou que lhe passasse por entre os braços. Pouco depois, aos 69 minutos, Colin Nish fez o segundo golo num remate em vólei que arrumou a discussão no resutlado.
Curiosamente Boruc já tinha cometido uma falha grave na primeira parte, que o avançado Fletcher não aproveitou. O Celtic foi sempre mais perigoso, pressionou mais, mas não conseguiu marcar e acabou por sair derrotado.
Resultados da 17ª jornada:
Domingo:
Hibernian-Celtic, 2-0
Sábado:
Rangers-Hamilton, 7-1
Falkirk-St. Mirren, 1-2
Inverness-Dundee Utd, 1-3
Kilmarnock-Aberdeen, adiado
Motherwell-Hearts, adiado
Classificação dos primeiros cinco:
1.º Celtic, 43 pontos/17 jogos;
2.º Rangers, 39/17;
3.º Dundee Utd, 29/17;
4.º Hearts, 29/16;
5.º Hibernian, 23/17