O At. Bilbao goleou o Saragoça por 4-0 em San Mamés, em jogo da 33ª jornada do campeonato espanhol, num resultado que reflecte um duro castigo para os visitantes que foram penalizados por uma má arbitragem.
Joseba Etxeberria, com um espectacular pontapé, abriu o marcador, aos 33 minutos, e desequilibrou um jogo que, até então, estava a ser muito bem disputado pelos aragoneses, embora já fosse visível a falta de profundidade do seu ataque. Pouco depois registou-se um pequeno «sururu» quando Del Horno atingiu Cani com uma cotovelada que deixou o jogador do Saragoça a sangrar abundantemente do nariz. Uma agressão evidente que não foi detectada pelo juiz Medina Cantalejo nem pelos seus auxiliares.
O primeiro quarto-de-hora da segunda parte decidiu o jogo. Um golaço de Del Horno aumento a vantagem dos bascos e, pouco depois, Milito foi expulso na sequência de uma falta sobre Tiko, em mais uma acção sem sentido do juiz. A partir daqui, o Saragoça desistiu de lutar por outro resultado e alguns jogadores procuraram fazer justiça pelas próprias mãos e Álvaro também acabou por ver a cor do vermelho.
Com os dois centrais titulares expulsos, o jogo passou a ser um passeio para o Bilbao que marcou mais dois golos, assinados por Yeste, para gáudio dos seus adeptos. A vitória permite aos bascos manter a pressão sobre o Osasuna e Atlético Madrid na luta por um lugar europeu.
Resultados da 33ª jornada
Sábado:
At. Bilbau-Saragoça, 4-0
(Etxeberria, 33; Horno, 57; Yeste, 76 e 90)
D. Corunha-Valladolid, 1-1
(Djalminha, 55 g.p.) (Óscar Sanchez, 44 m)
At. Madrid-Real Madrid, a decorrer
Domingo:
Albacete-Celta
Maiorca-Villarreal
Osasuna-Espanhol
Múrcia-Bétis
Sevilha-Santander
Valência-Real Sociedad
Barcelona-Málaga