O Barcelona acusou a ausência de Messi (castigado) e sentiu dificuldades para bater o Sp. Gijón (3-1), este sábado, no Camp Nou, em jogo da 26ª jornada da liga espanhola. A equipa de Pep Guardiola chegou ao intervalo a vencer por 1-0, mas apanhou um susto no início da segunda parte quando Piqué foi expulso por uma falta polémica e a equipa de Castro empatou. Mas mesmo com dez, os catalães foram buscar a vitória, com um grande golo de Keita antes de Iniesta fechar as contas que permitem reduzir para sete pontos a diferença para o Real Madrid que, este domingo, recebe o Espanhol no Santiago Bernabéu.

Mesmo sem o craque argentino, o Barça, com Cuenca, Fabregas e Pedro na frente, entrou em campo igual a si próprio, com uma posse de bola avassaladora, mas com mais dificuldades em criar oportunidades. É que o Sp. Gijón, com o português Castro entre os titulares, foi a Camp Nou determinado a defender a sua baliza, com duas linhas defensivas à frente da sua baliza. Os catalães, sempre com a bola nos pés, foram testando todos os caminhos e o «tiki-taka» acabou por trazer resultados, aos 42 minutos, num lance ao primeiro toque entre Iniesta, Keita e Alexis, finalizado pelo internacional espanhol que quase entrou na baliza com a bola.

Um golo que abria portas para uma segunda parte mais tranquila. Puro engano. Uma alegada falta de Piqué, que parece não existir, deixou o Barça reduzido a dez e, logo a seguir, ainda com Puyol a aquecer, o Sp. Gijón chegou ao empate, com um golo de David Barral. Guardiola mudou de planos e, em vez de Puyol, apostou em Tello e Alexis. O Barça voltou a pegar no jogo, voltou a cercar o adversário e recuperou a vantagem, aos 79 minutos, com um golaço de Keita. A três minutos do final, Xavi confirmou o triunfo catalão e até Messi saltou na bancada para festejar o golo do companheiro. Um jogo de nervos para Guardiola que se pode queixar de três grandes penalidades que ficaram por marcar a favor do Barça.

Classificação da liga espanhola

Resultados da 26ª jornada

Sábado:

Getafe-Málaga, 1-3

(Castro, 42m); (Eliseu, 57m; Toulalan, 82m; Cazorla, 90m)

Maiorca-Osasuna, 1-1

(Nsue, 71m); (Cejudo, 45m)

Rayo Vallecano-Racing Santander, 4-2

(Michu, 45 e 65m; Tamudo, 68m; Piti, 73m); (Moya, 9m; Colsa, 28m)

Barcelona-Sp. Gijón, 3-1

(Iniesta, 42m; Keita, 79m; Xavi, 87m); (Barral, 48m)

Sevilha-At. Madrid, mais tarde

Domingo:

Saragoça-Villarreal

At. Bilbao-Real Sociedad

Granada-Valência

Real Madrid-Espanhol

Segunda-feira:

Levante-Bétis