Em noite de tempestade, a condicionar a festa e a fazer com que o Camp Nou registasse a entrada mais fraca da temporada, o Barcelona festejou o título junto dos seus adeptos com mais uma vitória (2-1) sobre o Valladolid, que manteve Sereno no banco. Um resultado com escassa influência no desfecho da Liga, mas que mantém os catalães com um objetivo em aberto: igualar o recorde de 100 pontos conseguido pelo Real Madrid na época passada.

Neste domingo, sem Messi e Daniel Alves, a equipa de Tito Vilanova apresentou Montoya como titular e Fábregas como falso avançado. O caminho para a vitória ficou desbloqueado logo aos 21 minutos, numa interceção de Xavi, que serviu Pedro Rodríguez. O remate do avançado passou por baixo do corpo do guarda-redes do Valladolid, que deu a sensação de poder ter feito melhor.

Ainda antes do intervalo, o Barcelona fechou as contas, beneficiando de um autogolo de Marc Valiente, na sequência de um canto (42 m). A partir daí, o jogo tornou-se uma simples gestão de tempo e esforços, tendo como única nota relevante um penalti cometido por Montoya sobre o angolano Manucho, no último minuto. Victor Pérez não falhou e reduziu distâncias, fixando o marcador final.

CLASSIFICAÇÃO.

Resultados da 36ª jornada

sábado

Getafe-Valência, 0-1

(Mathieu, 44)

Granada-Osasuna, 3-0

(El Arabi, 23; Siqueira, 80 g.p.; Buonanotte, 90)

Sevilha-Real Sociedad, 1-2

(Rakitic, 10)(Rakitic, 16 pb; Agirretxe, 24)

domingo

Levante-Rayo Vallecano, 2-3

(Acquafresca, 52; Iborra, 86) (Piti, 20 e 72 g.p.; F. Vazquez, 56)

Deportivo Corunha-Espanhol, 2-0

(Bruno Gama, 50; Nélson Oliveira, 90)

Saragoça-Athletic Bilbao, 1-2

(Postiga, 14) (Llorente, 80; Ibai, 90)

Barcelona-Valladolid, 2-1

(Pedro, 21; Marc Valiente p.b., 42) (V. Pérez, 89 g.p.)

segunda-feira

Maiorca-Bétis