Vitória gorda do Barcelona no último compromisso interno antes do clássico. A equipa de Pep Guardiola aplicou uma «manita» (5-0) ao Levante e vai a Madrid com três pontos de atraso para o Real (com um jogo a mais).

Revelação da Liga espanhola, a equipa valenciana resistiu pouco mais de três minutos. Um remate de Fábregas, de fora da área, inaugurou o marcador. O mesmo jogador apontou o segundo golo, ao minuto 34, ao desviar de cabeça um livre de Xavi.

Puyol saiu pouco depois, por ter ficado combalido após um choque com Koné, mas ao chegar ao banco assistiu a nova festa. O jovem Isaac Cuenca fez o 3-0 aos 37 minutos.

Com o triunfo garantido, Guardiola decidiu prescindir ao intervalo de Busquets, que estava em risco de falhar o clássico. Keita foi, por isso, o segundo suplente a entrar no Barcelona, mas seria o primeiro, Daniel Alves, a fazer a assistência para o quarto golo. Estavam cumpridos 55 minutos quando Messi fez o 17º tento da época, continuando assim em igualdade com Cristiano Ronaldo, que também festejou em Gijón.

O internacional argentino podia mesmo ter assumido a liderança do prémio Pichichi, mas protagonizou um falhanço pouco habitual, à boca da baliza, quando estavam cumpridos 78 minutos. Antes já Alexis Sánchez tinha feito o quinto e último golo do jogo (61m). O chileno foi feliz na finalização, mas deu a melhor conclusão a uma excelente jogada de contra-ataque do «Barça».

Veja os golos do jogo:



Resultados da 15ª jornada:

Sábado:

Sp. Gijón-Real Madrid, 0-3

(Di María, 33m; Ronaldo, 63m; Marcelo, 90m)

Racing-Villarreal, 1-0

(Stuani, 27m)

Barcelona-Levante, 5-0

(Fabregas, 4 e 33m; Cuenca, 37m; Messi, 55m; Alexis Sánchez, 61m)

Valencia-Espanhol, mais tarde

Domingo:

At. Madrid-Rayo Vallecano

Real Sociedad-Málaga

Osasuna-Bétis

Maiorca-At. Bilbao

Granada-Saragoça

Segunda:

Sevilha-Getafe