Rafael Márquez está de volta aos convocados do Barcelona depois de uma ausência que se prolongou durante seis jogos. O internacional mexicano (adversário de Portugal no Mundial 2006) tinha ficado de fora em quatro jogos da liga espanhola e nos dois jogos da Liga dos Campeões frente ao Benfica.
Enquanto Márquez está entre as opções para o jogo com o Villarreal, num embate entre duas equipas que a meio da próxima semana vão estar em acção nas duas mais-finais da Champions, Ronaldinho volta a ficar de fora pelo segundo jogo consecutivo.
O brasileiro tem problemas musculares que já o afastaram de Santander e o treinador do Barcelona, Frank Rijkaard, voltou a poupá-lo para o jogo com o Villarreal exactamente para ver se tem o melhor jogador do Mundo em condições para a primeira mão da meia-final da Champions com o Milan, na próxima quarta-feira, em San Siro.
Para a campanha interna de revalidação do título de campeão de Espanha, Deco continua entre as opções de Rijkaard, das quais continuam também ausentes Messi, Motta e Xavi.