O Atlético Madrid deu um pontapé na crise com uma entrada de rompante que lhe permitiu bater o Recreativo Huelva (3-0), na visita ao Nuevo Columbino, com três golos na primeira parte. Um triunfo importante, o primeiro de 2009, na estreia do novo treinador, Abel Resino, que permite à equipa colchonera voltar a apanhar o comboio da Europa.
Ainda com Simão a recuperar de lesão, Resino deixou Maniche no banco, para um onze transformado com António López e Senama Pongole nas alas no apoio a Aguero e Forlán. E foi lá à frente que o Atlético começou a construir a vitória, logo aos 3 minutos, com Senama Pongole a assistir Kun, que já não marcava há seis jornadas, para o primeiro golos da partida.
Num ritmo intenso, o Atlético continuou a carregar e acabou por tirar partido da inspiração e eficácia de Diego Forlán para ampliar a vantagem na meia-hora seguinte com dois golos do uruguaio (27 e 34m). Depois foi gerir a vantagem até final, com uma equipa bem mais serena do que vinha mostrando sob o comando de Aguirre. Maniche ainda entrou para jogar os últimos doze minutos.
Nos jogos deste sábado, destaque para a vitória do Málaga sobre o Almeria (3-2), com Hélder Rosário e Eliseu entre os titulares e ainda com Duda a entrar no início da segunda parte. Os visitantes chegaram ao intervalo a ganhar por 2-0, mas, já com os três portugueses em campo, o Málaga virou o resultado com um golo de Luque e outros dois de Ballesta.
Uma referência ainda para o empate entre o Maiorca de Nunes e o Deportivo de Zé Castro (1-1), numa partida em que os dois portugueses foram titulares no centro das respectivas defesas.
Resultados e marcadores da 22ª jornada
Domingo:
Villarreal-Numancia, 2-1
(Rossi, 15 e 68m); (Aranda, 39m)
Getafe-Espanhol, 1-1
(Soldado, 26m); (Alonso, 7m)
Maiorca-D. Corunha, 1-1
(Aduriz, 56m); (Verdu, 77m, g.p.)
Valladolid-At. Bilbao, 2-1
(Victor, 38m, g.p.; e 59m); (Orbaiz, 64m, g.p.)
Huelva-At. Madrid, 0-3
(Aguero, 3m; Forlan, 27 e 34m)
Málaga-Almeria, 3-2
(Luque, 48m; Ballesta, 64 e 75m); (Uche, 26m; Negredo, 45m)
Barcelona-Gijon, a decorrer
Osasuna-Valência, mais tarde
Sábado:
Real Madrid-Santander, 1-0
(Higuain, 48m)
Sevilha-Bétis, 1-2
(Kanouté, 90m) (Segio Garcia, 70m; Oliveira, 83m)