O próximo jogo do Mundial 2010 que a Cidade do Cabo recebe é o Espanha-Portugal, mas por estranho que pareça, a dois dias desse desafio, as ruas continuam «dominadas» pelo português¿do Brasil.

Por ter vencido o Grupo G, à frente de Portugal, a selecção de Dunga vai disputar os oitavos-de-final em Joanesburgo, diante do Chile. Ainda assim, é na Cidade do Cabo que está a maior base de adeptos «canarinhos». A responsabilidade é da «Torcida Brasil», uma união de cinco agências de viagens, lideradas pela Top Service.

Especialista em organizar viagens a Campeonatos do Mundo, a «Torcida Brasil» decidiu criar três bases de adeptos ¿ Joanesburgo, Durban e Cidade do Cabo -, sendo que no palco do Espanha-Portugal está a maior fatia. «No total, vamos acompanhar cerca de quatro mil pessoas que viajam através de empresas, mais um milhar de particulares», explicou ao Maisfutebol Eduardo Bockup, um dos coordenadores deste «quartel-general».

A festa está montada 24 horas por dia, na Cidade do Cabo. Há sempre adeptos brasileiros a chegar, outros a partir. O último sábado foi o dia mais preenchido. «Recebemos 800 pessoas em simultâneo», explica o elemento da «Torcida Brasil». «A logística não é fácil. No Mundial da Alemanha era tudo mais simples. Aqui temos alguns problemas de organização: falta de aviões, de autocarros, etc», conta Eduardo.

De Little Brazil à Casa Placar

Se a Cidade do Cabo e o Rio de Janeiro já costuma merecer muitas comparações, agora até a língua é a mesma. Pelo menos durante alguns dias. É que os adeptos brasileiros estão por todo o lado, sempre vestidos de verde e amarelo. A música e a bola de futebol são companhias indispensáveis. As salas dos hotéis são transformadas em discotecas, os parques de estacionamento são tudo o que é preciso para dar uns toques na bola. Os adeptos sul-africanos, que procuram sempre receber bem, juntam-se aos convidados para fazer a festa (veja o vídeo no final do artigo)

Após o jantar, os adeptos «canarinhos» dividem-se entre o espaço Little Brazil, criado em 2007, e onde se realizam algumas festas, e ainda a tenda da revista «Placar», erguida na famosa zona de Waterfront. Por lá é possível encontrar alguns antigos internacionais brasileiros, ou mesmo alguns actores, como Marcelo Novaes ou Tuca Andrada.