O Real Madrid teve de sofrer muito para evitar a derrota em Pamplona: o campo do Osasuna apresenta-se como um espaço hostil para os merengues, que nos últimos seis jogos lá realizados só venceram por uma vez.

Foi um jogo em que a defesa cometeu erros que o ataque não conseguiu compensar totalmente.

Tudo começou em duas falhas de marcação que permitiram ao Osasuna fazer dois golos antes dos quarenta minutos: Oriol Riera abriu o marcador com um cabeceamento ao segundo poste aos 16 minutos e o mesmo Oriol Riera fez o segundo com um desvio à boca da baliza de um outro cabeceamento aos segundo poste, aos 38 minutos, desta vez de Bertrán, que levou a bola a bater no ferro.

CONFIRA A FICHA DO OSASUNA-REAL MADRID

Dois cruzamentos para a área instalavam o caos na defesa do Real Madrid, que não deixou os erros graves ficarem por aqui: aos 44 minutos, Sergio Ramos foi expulso. O central voltou a cometer uma falha infantil, acertou com o cotovelo na cara de Roberto Torres e foi expulso.

O central parecia estar apenas a proteger o espaço, mas a cotovelada existe. Foi o segundo amarelo, que deixou a equipa reduzida a dez jogadores ainda antes do intervalo.

Curiosamente instantes antes o Real Madrid tinham estado perto do golo num remate de Cristiano Ronaldo, que ainda desviou num adversário e saiu a centímetros do poste.

Ora aquela expulsão de Sergio Ramos, com o adversário a vencer por 2-0, parecia complicar irremediavelmente as aspirações do Real Madrid, mas a verdade é que a equipa reagiu no minuto a seguir.

Cristiano Ronaldo, outra vez ele, tem excelente jogada, atrai quatro adversários e liberta a bola para Isco, que tinha ficado solto à entrada da área: o jovem espanhol remata colocado para o golo.

VEJA COMO ESTÁ A CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ESPANHOLA

Na segunda parte o Real Madrid pressionou, Cristiano Ronaldo ameaçou por exemplo o empate aos 58 minutos, Ancelotti lançou Nacho, Di Maria e Jesé para o jogo e Ronaldo esteve na origem da expulsão de El Gato Silva: o trinco teve uma entrada dura sobre o português, viu o segundo amarelo e foi expulso.

Logo a seguir, Di Maria deu para Isco que cruzou para a área e encontrou Pepe a saltar mais alto no meio da confusão e a cabecear para o 2-2 final.

Faltavam dez minutos para o fim e até ao apito final o Real Madrid pressionou à procura da vitória, mas os remates de Ronaldo e Di Maria não conseguiram ultrapassar o guarda-redes Andrés.

O Real Madrid somou assim o quarto jogo sem ganhar em dezasseis jogos da liga espanhola e perdeu uma excelente oportunidade de igualar à condição Barcelona e At. Madrid no primeiro lugar (embora com mais um pontos).

Veja todos os golos do jogo: