Facilitar a relação entre clubes e empresários de jogadores é o objectivo do salão «Fútbol draft», uma espécie de «mercado de futebolistas» que se realiza esta quarta-feira e quinta, no Palácio de Congressos Kursaal, em San Sebastían.
O «Fútbol Draft» é uma iniciativa pioneira em Espanha, mas baseada em experiências que já ocorreram no México e em Itália. Segundo o jornal espanhol «As», a maioria das equipas da primeira e segunda divisão já confirmaram a presença, assim como as principais agências representantes de jogadores.
Para o director geral da iniciativa, Javier Lasagabaster, esta é uma oportunidade para clubes e empresários iniciarem contactos. «Permitirá a todos os clubes aceder a jogadores além do seu âmbito geográfico. As possibilidades económicas dos clubes são menores que há alguns anos, e queremos ajudá-los nos seus contactos», afirmou o responsável, citado pelo jornal «As».
O salão inclui um programa de conferências e uma mesa-redonda dedicada aos empresários, mas o «Fútbol Draft» entra em campo no intervalo das palestras, quando arranca o mercado de futebolistas e se fazem contactos ou se fala de potenciais negócios.
O «Fútbol Draft» tem o colaboração da Liga Professional de Fútbol (LPF), da Asssociação Espanhola de Agentes e apoio das principais instituições desportivas do país.