O Barcelona é bicampeão espanhol. Depois de claudicar e permitir a recuperação dos adversários, a formação catalã recompôs-se e conseguiu garantir o título na reta final da prova.

Neste sábado, a equipa de Luís Enrique venceu de forma segura no reduto do Granada (0-3) e de nada valeram os três pontos conquistados pelo Real Madrid na Corunha, frente ao Deportivo (0-2).

Cristiano Ronaldo marcou os golos merengues, ultrapassou a barreira dos cinquenta na época e chegou aos 35 na corrida para a Bota de Ouro. Porém, Luís Suárez bisou igualmente e ampliou a sua marca para os 40 golos, destacando-se na luta pelo troféu. Nesta altura tem sete de vantagem sobre Higuaín, que joga mais tarde, e nove sobre Jonas, que entra em campo no domingo.

Com as duas equipas em vantagem ao intervalo (0-2), Zidane tirou Ronaldo e fez entrar James Rodríguez. O português sofreu um toque mas não ficou claro que a saída se deveu a questões físicas.

O caminho estava aberto para Barcelona e a etapa complementar foi um mero formalismo.

A equipa catalão vence assim a Liga com um ponto de vantagem sobre o Real Madrid.

FICHA DO GRANADA-BARCELONA

FICHA DO DEPORTIVO-REAL MADRID

Numa tarde de sábado emotiva, os merengues chegaram a sonhar com o título quando Cristiano Ronaldo marcou o primeiro ao 7º minuto de jogo. O Barcelona respondeu apenas ao minuto 22. Ou seja, um quarto-de-hora de esperança para o Real.

A cada golo de Ronaldo, Luís Suárez respondia em idêntica medida.

Aproveitando o desacerto defensivo do Granada, que contava com os portugueses Ricardo Costa e Miguel Lopes (para além do guarda-redes Andrés Fernández, cedido pelo FC Porto), Barça chegou ao segundo ainda na primeira parte.

Na etapa complementar, a equipa de Luis Enrique foi gerindo a vantagem, o Real Madrid também foi perdido as esperanças e Luis Suárez conseguiu ainda marcar o terceiro, já ao cair do pano. Festa catalã!