Mauro Boselli, do Estudiantes, abriu o activo à passagem do minuto 37. O Barcelona queixa-se que o jogador partiu de posição irregular, facto não considerado para o árbitro do encontro. E, apanhando-se a vencer, o Estudiantes tentou controlar o jogo do ponto de vista defensivo, evitando correr riscos desnecessários e agarrando-se à vantagem mínima.
Guardiola e o «melhor ano da história do Barcelona»
O Barcelona passou então a controlar todas as operações da partida, dominando em todos os capítulos, mas revelando enormes dificuldades para igualar o marcador. A exibição pouco inspirada do astro Lionel Messi também não ajudava a chegar a bom porto.
A um minuto dos 90, Pedro Rodriguez chamou a si o protagonismo e fez o golo do empate. Gerard Piqué, que já jogava a avançado, deu um toque de cabeça a isolar o companheiro e este, também de cabeça, não perdoou e levou o encontro para o prolongamento. E Pedro fez mesmo o pleno, marcando golos nas seis competições que o Barcelona ganhou, sendo o único elemento do plantel a consegui-lo.
No tempo suplementar brilhou a estrela de Messi. O argentino esteve longe de fazer uma boa exibição mas foi decisivo e deu mais um título ao conjunto catalão. E o golo que deu o título foi marcado...com o peito. O argentino fugiu bem aos defesas contrários e quando tinha tudo para empurrar de cabeça ofereceu o peito à bola e esta entrou mesmo na baliza do Estudiantes.
Os catalães redimem-se, assim, da final perdida para o Internacional em 2006 e conquistam o troféu, colocando a cereja no topo do bolo, no culminar de um ano fantástico para o clube, em que conquistaram campeonato, Taça de Espanha, Supertaça, Supertaça Europeia e Liga dos Campeões. Seis títulos num ano. Incrível.
Para além disso, fizeram o empate para o continente europeu, em relação à América do Sul, no que a títulos conquistados diz respeito. Três para cada.
O Estudiantes não conseguiu quebrar o enguiço
sul-americano que só vence esta competição quando tem um representante brasileiro na final. Boca Juniores, também da Argentina,
em 2007, e LDU Quito, do Equador, no ano passado, foram as outras equipas do continente a falhar a conquista da prova.
Vencedores do campeonato do mundo de clubes
2000-Corinthians (Brasil)
2005-São Paulo (Brasil)
2006-Internacional (Brasil)
2007-AC Milan (Itália)
2008-Manchester United (Inglaterra)
2009- Barcelona
(Espanha)
Veja o vídeo da vitória do Barcelona:
