Josep Maria Bartomeu, presidente do Barcelona, anunciou desde já que o clube tenciona renovar com Leo Messi em 2020, um ano antes do craque argentino terminar o atual vínculo. O dirigente considera que o avançado, apesar de já contar 31 anos, «é um jovem» pela forma como continua a «inovar» e admite que a próxima renovação, que será a nona consecutiva, poderá ter carácter vitalício.

«O Messi ainda é jovem, basta ver como constantemente inova o jogo. Ainda é cedo, mas no próximo ano vamos ter de falar com ele», destacou o dirigente catalão no decorrer de uma entrevista à ESPN.

Caso renove em 2021, será o nono contrato que Messi assina com o Barça. As duas primeiras foram em 2005, a terceira foi em 2007, a quarta em 2008. Em 2009 assinou novo vínculo, depois do primeiro «triplete» no Barça, e ainda assinou novos compromissos em 2012, 2014 e 2017.

Messi tem vínculo até 2021, pelo que o próximo contrato, aos 32 anos, poderá ser o último e com carácter vitalício.

Na mesma entrevista, Bartomeu também deixa a porta aberta a um possível regresso de Pep Guardiola, mas em circunstâncias especiais. «Porque é que não pode voltar? Foi ele que tomou a decisão de sair, mas o regresso de talento a casa é sempre bom para o clube. Ele já disse que não se vê a voltar a treinar a equipa principal do Barça, mas podia trabalhar com os jovens. Em todo o caso será sempre com outra direção porque eu já não vou estar cá», contou ainda o presidente que tem mandato até 2021.