Como teria sido a carreira de Dennis Bergkamp se, em 1993, em vez de trocar o Ajax pelo Inter de Milão tivesse seguido para o Barcelona de Johan Cruijff? O exercício não é meramente figurativo, uma vez que o antigo avançado revelou que essa foi uma possibilidade que se colocou.

«O Cruijff disse-me, sem se alongar muito, que queria que me juntasse a ele no Barcelona», contou Bergkamp, em entrevista à Four Four Two.

E conta mais: «Sempre que aparecia alguma equipa interessada em mim ele dizia para não ir. Queria que o Barça fosse a única opção. Mas sempre tive o desejo de jogar em Itália, que era a Liga mais forte naquela altura.»

Na altura falou-se da possibilidade do Milan, mas Bergkamp acabou por ir para o rival. «Não queria o Milan, ainda era a equipa do Gullit, Van Basten e Rijkaard. Ficamos entre Juventus e Inter e gostei muito da abordagem do Inter. Fizeram muitas promessas mas percebi que não eram constantes. Diziam que íamos jogar mais ofensivamente e faziam-no, mas era só durante um mês», conta.

Bergkamp admite que a experiência no Inter «não correu como esperava», mas não se arrepende. «Itália ajudou-me a ser mais profissional», explica.