Nuno Espírito Santo falou sobre alguns dos detalhes que considera mais importantes no futebol. Em extensa entrevista concedida à Marca, o técnico português teceu algumas considerações sobre a ideologia de Pep Guardiola e o modelo de jogo que implementou na sua passagem pelo comando do Barcelona.
 
«Foi um prazer ver jogar as equipas de Guardiola. Foi o melhor futebol dos últimos tempos. Mas transmitiu uma ideologia - a vocês, aos espetadores e aos treinadores - de que o futebol é só isso. Mas [o futebol] vai muito para além disso», explicou.
 
«A nossa ideia é muito pensada no momento em que não temos a bola. Há dois momentos do jogo: quando tens a bola e quando não a tens. Se só pensas o teu jogo para os momentos em que tens a bola, vais acabar por perdê-lo, argumentou o treinador do Valência, que ocupa o quarto lugar na Liga espanhola, apenas a um ponto do campeão At. Madrid.

Nuno sublinhou ainda o espírito positivo entre os jogadores e recusou ser apontado como a cara da equipa. «Não há o Valência de Nuno.»