Julen Lopetegui está seguro quanto às suas capacidades para comandar a seleção de Espanha e oferece como garantias a experiência que acumulou nos dois anos que esteve à frente do FC Porto. O novo selecionador de Espanha pretende aproveitar as «muitas coisas maravilhosas» que herdou de Vicente del Bosque e, ao mesmo tempo, olhar para a nova geração de futebolistas espanhóis.

Na apresentação oficial, na Cidade do Futebol, em Las Rozas, o treinador espanhol começou por falar da seleção que recebe de Vicente del Bosque que perdeu o título Mundial em 2014 para a Alemanha e o título europeu em 2016 para Portugal. «Vamos tentar aproveitar a parte positiva de tudo o que se fez pelo futebol espanhol durante muitos anos. Não vamos desperdiçar as muitas coisas maravilhosas que esta seleção já nos deu. O futebol não para, não vive do passado, estamos muito orgulhosos do passado, mas olhamos para presente e para o futuro», destacou o novo selecionador em conferência de imprensa.

Julen Lopetegui já tinha trabalhado na federação espanhola, nomeadamente no comando das seleções de sub-19, sub-20 e sub-21, mas garante que agora é um treinador diferente. «Creio que a experiência no FC Porto, pela experiência ao mais alto nível, deu-me muitas coisas. De certeza que o Lopetegui de agora é diferente do que foi para Portugal. Sou dois anos mais velho e tenho mais experiências, espero que isso me ajude a tomar as melhores decisões», destacou.

Uma primeira conferência de imprensa em que Lopetegui deixou aberto o caminho para uma renovação da «Roja». «O futebol espanhol tem uma geração maravilhosa de futebolistas e continua a ter. Vamos iludir novamente as pessoas para voltarmos a passear o futebol espanhol com orgulho pelo mundo fora», acrescentou.

Uma conferência repleta de elogios ao seu antecessor. «Não há um espelho melhor para olhar do que Vicente del Bosque. Fez um trabalho exemplar e deixou a fasquia muito alta. Temos consciência disso», referiu ainda.