José Mari Bakero, antigo médio do Barcelona, esteve presente neste sábado no Parchal (Lagoa), num jogo de carácter solidário. Bakero mantém ligação ao futebol, como analista da liga do seu país para uma televisão do Catar. No Algarve falou sobre o seu Barça e sobre Cristiano Ronaldo e Messi.

«São jogadores completamente diferentes. Entendo essa disputa. Conheço o Messi desde os 12 anos, e ele é diferente de qualquer jogador do mundo. O Cristiano é um atleta, tem uma grande mentalidade e profissionalismo. Mas creio que o Messi tem mais inspiração que ele, e por isso para mim – e com todo o respeito pelo Cristiano -, é diferente», analisou.

Em relação ao Barcelona, Bakero não tem dúvidas: Luis Enrique acrescentou muito à equipa: «Foi uma época muito boa, com um treinador novo e jovem, e depois de uns anos que não foram muito bons para o Barcelona. Teve um final fantástico, foi sem dúvida nenhuma a melhor equipa da europa. E na champions ganhou a quatro campeões das suas ligas, como o Manchester City, Bayern, PSG e Juventus.»

Bakero falou também do tridente ofensivo dos catalães: «A vantagem é que os três são completamente diferentes. Neymar é forte no um contra um, é veloz e dinâmico, e faz golos. O Messi este ano foi um jogador diferente, muito mais de equipa do que nos anos anteriores, em que tinha como única missão marcar golos. Agora mantém essa capacidade de marcar, mas joga também no meio-campo e fez muitas assistências. O Luís Suarez é um trabalhador e um goleador. São todos diferentes e complementam-se muito bem», referiu.

No entanto, para Bakero, o êxito do Barcelona não esteve só no ataque. «A habilidade de Luis Enrique foi construir um bloco defensivo muito sólido, e prova disso é que o Barcelona foi a equipa que menos golos sofreu na liga. Por isso, não foi só o ataque que fez a diferença. Reparem que no ano anterior o Barcelona era das equipas que mais golos sofria em faltas e cantos, e nesta época não me lembro de ter sofrido golos em bolas paradas. A equipa melhorou no geral», considerou.

No Barça, Bakero jogou com Luís Figo, Vítor Baía e Julen Lopetegui. E guarda uma especial recordação do Algarve. «Estreei-me na seleção espanhola nos juvenis, tinha 15 anos, em 1978, em Loulé, num torneio. Conheço bem o Algarve, é fantástico com boa comida e bom clima. Quando joguei com o Figo vinha para cá passar férias com ele.»