O Conselho Superior do Desporto de Espanha (CSD) encetou o procedimento para suspender de funções Luis Rubiales, que esta sexta-feira se recusou a demitir da presidência da Federação Espanhola de Futebol, na sequência do polémico beijo à jogadora Jennifer Hermoso.

Nesse sentido, a agência governamental já apresentou o caso no Tribunal Administrativo do Desporto (TAD).

Víctor Francos, presidente do CSD, afirmou esta sexta-feira que as denúncias contra Rubiales «são muito graves» e prevê que a suspensão seja consumada de forma rápida.

«Se o TAD se reunir às cinco da manhã, às cinco e dez o CSD pronuncia-se», disse Francos em conversa com a Cadena SER, garantindo que o Governo não falou com Rubiales para exigir a sua demissão.

«Não é a nossa missão. Entre outras coisas porque, se o fizéssemos, não seríamos competentes no processo que hoje se inicia. Porém, houve contactos com o seu entorno para que ele tomasse a decisão que teria de tomar», afirmou o responsável, acrescentando que esta sexta-feira fará uma conferência de imprensa para explicar o processo que terminará na destituição de Rubiales.

Recorde-se que a FIFA avançou na quinta-feira com um inquérito disciplinar a Rubiales, que esta sexta-feira deu uma conferência de imprensa a anunciar que não se demitie da presidência da Federação Espanhola de Futebol na sequência do designado «Caso Hermoso».