Xavi Hernández estreou-se em 1998 com a camisola do Barcelona e desde aí começou a construir uma carreira triunfante no futebol espanhol, quer ao serviço dos «blaugrana» quer na seleção espanhola.

18 anos depois da estreia, a Liga Espanhola homenageou o ex-capitão dos catalães com um vídeo onde surgem os seus pais, o irmão e ex-companheiros de equipa, entre eles Sergio Busquets, Andrés Iniesta, Pedro Rodríguez ou Javier Saviola, que foi exibido na Gala que distinguiu os melhores do ano, em Espanha.

Sergio Busquets fala da «afinidade» que tem com o médio, Iniesta, entre várias coisas, afirma que Xavi gosta mais de futebol do que da mulher e Pedro Rodríguez descreve-o como «um louco por futebol, que gostava de ver qualquer liga a qualquer hora». Saviola assume que o ex-companheiro é «uma das pessoas mais importantes» que passou na sua vida futebolistica e pessoal.

A mãe fala das «dores de cabeça» que em criança a «lenda» lhe dava e o pai recorda a praça onde começou a dar os primeiros toques na bola.

O jogador agora ao serviço do Al-Sadd, treinado por Jesualdo Ferreira, surge no próprio vídeo a ser filmado a assistir também ao testemunho dos colegas e não esconde a emoção. O melhor é mesmo ver o vídeo!