Também Co Adriaanse teve uma passagem discreta pela conferência de imprensa que serviu para apresentar o torneio de Amesterdão. O técnico do F.C. Porto só respondeu a uma questão da imprensa portuguesa, tendo depois mantido um diálogo com o moderador da conferência, um holandês que insistia em definir o modelo táctico do F.C. Porto como um 4x3x3. Adriaanse, diplomático, lá desfez o equívoco, dirigindo-se a Alex Ferguson, técnico do Manchester United, próximo adversário dos dragões: «Tenho uma surpresa para o senhor Ferguson: é que nós jogamos em 3x4x3, como ainda o fizemos com a Roma, no último domingo.»
O contraste de filosofias entre o futebol holandês e o que se pratica em Portugal foi destacado pelo técnico portista: «Em Portugal, as pessoas preferem jogar pelo seguro e esperar por um canto ou um livre para marcar, mas essa não é a filosofia dos treinadores holandeses. Mas a equipa já está adaptada a estas ideias e espero dar melhor imagem do que há um ano», afirmou, em alusão à presença portista no Torneio de Amesterdão, que se concluiu com o saldo de uma vitória sobre o Boca Juniors e uma derrota com o Arsenal.
Co Adriaanse espera que, na segunda presença, os dragões conquistem o certame onde estão envolvidos F.C. Porto, Ajax, Manchester United e Inter de Milão: «Até agora, só jogamos com equipas amadoras e com dois bons clubes da primeira divisão holandesa, mas desta vez temos pela frente equipas de topo. Eu gosto que a minha equipa domine e vença todos os jogos, portanto queremos ganhar este torneio».
O treinador considera que este torneio representa uma boa oportunidade para testar alternativas. «O período de preparação é propício para se fazerem experiências, fizemos contra amadores e clubes profissionais, mas agora estamos a jogar com clubes de topo, podemos usar esses jogos para descobrir soluções para os problemas que a equipa tem», afirmou.
«Contudo, sabemos que é impossível apresentar os mesmos jogadores nos dois dias. Só o guarda-redes e um ou dois que estejam em grande forma é que podem fazer os dois jogos completos. Teremos de defrontar o Manchester United e ver, no sábado, o cansaço e eventuais lesões dos jogadores», finalizou Adriaanse.