Pernambuco tem sido uma das regiões com melhores assistências nos campeonatos estaduais.



De acordo com dados avançados pelo site brasileiro UOL Esporte, a federação pernambucana arrecadou, em 2012, cerca de 4,8 milhões de reais (1,8 milhões de euros), mais do que os 3,1 milhões de reais (1,2 milhões de euros) de 2011.

No entanto, o sucesso na receita não teve, este ano, equivalência no número de espetadores. No ano passado, Pernambuco teve o recorde de assistências nos estaduais, com nove mil de média por jogo, mas este ano esse número baixou.

«Já esperávamos essa queda. Mudámos a fórmula do campeonato. Reduziu em seis clássicos no campeonato. Era um sacrifício pela Copa do Nordeste», explicou Evandro Carvalho, presidente da federação pernambucana. O problema é que mesmo os clássicos realizados até agora tiveram públicos pouco empolgantes, quase sempre com menos de 20 mil pessoas.

Já no que toca às receitas para a federação pernambucana, o crescimento explica-se com os patrocínios: «Alugámos uma parte da sede que foi modernizada. Mas também crescemos porque temos os melhores contratos de Estaduais no Nordeste, com a Coca-Cola como patrocinadora e a Globo na televisão. Ainda obtivemos apoios locais da economia, que está em ebulição», comentou Evandro Carvalho.