Nikolay Davydenko bateu esta sexta-feira Marc Gicquel nos quartos-de-final do Estoril Open, ao fim de duas horas e meia, pelos parciais 6-4, 5-7 e 6-3. Com esta vitória o russo, quarto do ranking ATP e segundo cabeça de série da prova portuguesa, garantiu a passagem às meias-finais que vai disputar com Florent Serra. O francês de 27 anos, 101º do mundo, derrotou o italiano Flavio Cipolla (127º) por 6-1 e 6-1 em pouco mais de 60 minutos neste final de tarde menos chuvoso.
Gicquel, francês nascido na Tunísia, 55º do mundo e sétimo peso pesado do Estoril Open, esteve a um pequeno passo de afastar Davydenko, que não só cometeu vários erros como esteve prestes a desistir devido a queixas na mão direita, a que teve de ser assistido. Sem Norte no segundo set, reentraria decidido no terceiro e está, agora, mais perto de repetir a final de 2006, então perdida para Nalbandian.
Também o alemão Denis Gremelmayr (106º) precisou de três sets para ganhar o duelo frente ao checo Jiri Vanek (96º), terminando como começou, ou seja, 6-2, 3-6 e 6-2. A missão que se segue está longe de ser fácil, já que Gremelmayr vai defrontar amanhã, pelas 15 horas, Roger Federer.