Juan Martin Del Potro confirmou o favoritismo no Estoril Open 2011 e bateu Pedro Sousa. Ainda assim, a torre argentina sofreu para ultrapassar o português que, bem mais baixo que o adversário e cujo ranking ATP está 442 lugares abaixo, se agigantou tanto que só quebrou no terceiro «set».

Delpo segue em frente com vitória por 2-1 (6-3, 2-6, e 6-3) em «sets». No entanto, a estreia do argentino nesta edição do torneio ficou marcada pela excelente réplica do rival lisboeta que teve pela frente. Pedro Sousa não tinha nada a perder e, quando Juan Martin Del Potro fechou o primeiro «set» em 6-2, talvez se pensasse que o português iria sair do Court Central satisfeito por ter vencido dois jogos ao argentino.

Só que Pedro Sousa voltou a demonstrar excelente ténis e, acima de tudo, uma enorme vontade. Acreditou que era possível e fez o gigante Del Potro descer à terra. O português quebrou o serviço ao mais-que-favorito argentino e depois fechou o segundo «set» nos 6-3, para espanto do público luso.

No derradeiro «set», Del Potro puxou dos galões e ainda que os primeiros jogos tenham sido equilibrados, a verdade é que o argentino, número 46 do mundo (esteve muito tempo afastado devido a lesão num pulso), venceu o encontro e vai agora defrontar o colombiano Alejandro Falla na segunda ronda.

Pedro Sousa deixa o Estoril Open na primeira ronda, à qual chegou pela primeira vez na carreira, derrotado pelo argentino. Ainda assim, sai de cabeça erguida e com a certeza de que provou valor frente a um adversário que lhe é, claramente, superior. O que só engrandece o esforço do português.