Juan Martin del Potro sagrou-se, neste domingo, bicampeão do Estoril Open, confirmando o favoritismo frente a Richard Gasquet, com uma vitória por 6-4 e 6-2, em menos de hora e meia.

Todas as notícias do Estoril Open

Em ano de crise, os «deuses» acudiram à organização com a final desejada, entre os dois primeiros cabeças de série do torneio, apesar da concorrência do MotoGP ali bem perto. Na terra batida, os quase dois metros de altura não atrapalharam o argentino 12º do ranking mundial, que venceu todos os sets (na edição anterior perdeu um para o português Pedro Sousa) até à defesa do título, o que acontece pela segunda vez na sua carreira, e 71.900 euros de prémio.

O francês, 18º da hierarquia, e de regresso à final cinco anos após ter perdido para o sérvio Novak Djokovic, atual líder, não conseguiu lutar com a mesma frescura de Del Potro, depois de uma meia-final ganha na véspera ao fim de três horas de disputa.

Del Potro esteve sempre por cima e o mais perto que Gasquet esteve de ameaçar o argentino foi quando salvou dois «breakpoints» então com um 4-3 no marcador. No segundo set, o tenista de 23 anos terminou em grande, com um «ás» no primeiro de dois «set points», confirmando o seu 11º título.

Em 23 edições, apenas quatro tenistas venceram por duas vezes e só dois o fizeram em anos seguidos: o austríaco Thomas Muster (1995 e 1996), o espanhol Albert Montanes (2009 e 2010) e, agora, Del Potro.