Novak Djokovic é o novo campeão do Estoril Open. O tenista sérvio venceu este domingo o francês Richard Gasquet por 2-1, com os parciais de 7-6(7), 0-6 e 6-1 na final do maior torneio português, que nesta edição celebrou 18 anos de idade.
Foi uma final muito peculiar, pois não é todos os dias que o vencedor de um torneio o faz perdendo um dos sets da final por 6-0. Mas foi também uma das marcas que Djokovic deixou no Jamor: quando parece estar em curva descendente recupera de forma fulminante para dar a volta e sair vitorioso.
Assim respondeu o sérvio a Gasquet no primeiro set. Até começou melhor entrando com um break no serviço do francês que abriu o encontro, mas deixou-se ultrapassar para ficar sempre atrás ( evitando mesmo um set-point quando o adversário falhou uma bola fácil) até ao tie-break.
Em momento tão decisivo para começar o encontro com um set de vantagem, Djokovic começou da mesma forma atrás para dobrar o marcador a seu favor quando já se jogavam as vantagens do desempate.
Na frente do encontro, Djokovic voltou a ter um daqueles momentos que, para quem assiste sem estar avisado, parecem de recuperação impossível. O sérvio teve uma autêntica branca e sofreu a igualdade sem conseguir ganhar qualquer jogo.
Puro engano para quem não viu a passagem do número cinco do Mundo pelo Estoril Open e pensou que Gasquet tinha não só empatado como ganho o ascendente. Com o marcador igualado e fazendo tábua rasa do set em branco que sofrera, Djokovic entrou imparável para o set decisivo.
Desta vez foi o sérvio quem não deu hipóteses de resposta ao número 15 mundial e só o deixou ganhar um jogo. Com um 6-1 esclarecedor de um jogador que teve menos falhas, Djokovic acabou por ser mais agressivo na conquista dos pontos e, em suma, jogou melhor.
Novak Djokovic foi, assim, um justo vencedor da 18ª edição do Estoril Open. O sérvio que é benfiquista recebeu o troféu do próprio Eusébio e levou consigo 74.300 dólares (cerca de 55 mil euros) de prize money. Como consolação, Gasquet levou 43.700 dólares (cerca de 32 mil euros) como finalista vencido.