João Sousa começou da melhor forma os jogos desta terça-feira do Estoril Open ao bater o austríaco Oliver Marcah por 2-0 (com os parciais de 6-1 e 6-3) e apurando-se para a segunda ronda do torneio disputado no Jamor.
Em menos de uma hora, João Sousa conseguiu um triunfo que começou fácil frente ao jogador que tinha eliminado Miguel Almeida no qualifying. Marach esteve sempre um pouco amorfo frente ao português, que só permitiu alguma incerteza definida desde o início no final do segundo set.
«Perdi a concentração. Pensava que já tinha ganho e fiquei sem lutar por todos os pontos. Lá consegui resolver e, também graças ao apoio do público, dei a volta», contou João Silva reconhecendo «um pouco de cansaço» depois de quatro dias seguidos a jogar: »e mentalmente também é duro.»
João Sousa pareceu acusar um pouco a pressão de estar praticamente a fechar o encontro e esse momentâneo baixar de pressão sobre o adversário levou um austríaco que já jogava sem nada a perder a dar mais luta. Mas pouco durou até ao português retomar o ritmo e rumo vencedores para fechar o encontro em 56 minutos.
«Entrei muito bem no jogo. Ele também me facilitou as coisas porque estava um pouco parado. E foi um bom começo», disse o jogador frisando a «semana fantástica» que tem tido. O triunfo de João Sousa garante assim um português presente na terceira ronda do Estoril Open. Isto porque passando à segunda eliminatória João Sousa vai encontrar Frederico Gil.
Com Federer à espreita?
«Ter dois jogadores na segunda ronda (e um de certeza na terceira) é muito bom para o público», concordou o tenista de Guimarães. Frente a Frederico Gil, Sousa não tem muitos segredos. «Vou continuar a fazer o que tenho feito, concentrado. Vou dar o melhor e que ganhe o melhor», disse sobre o confronto com um adversário que nunca defrontou: «Vou jogar o meu ténis, que é atacar e vamos ver como corre.»
Como os dois jogadores portugueses estão na parte de cima do quadro, o vencedor da terceira ronda pode cruzar-se nos quartos-de-final com... Roger Federer. Agora compete ao suíço dar seguimento ao seu favoritismo para desde já se poder perspectivar uns oitavos-de-final muito interessantes. Michelle Larcher de Brito e Gastão Elias, entretatanto, já começaram os seus jogos.