Licá acredita que foi «vítima da conjuntura» durante a sua passagem pelo FC Porto, que começou bem mas que se foi arrastando até ao ponto final, quando se desvinculou no verão passado. O avançado que está emprestado ao Estoril pelo Nottingham Forrest defende que o momento da equipa não o ajudou. E, com ele, muitos outros casos.

«Comecei bem e até fiz um golo na Supertaça. Continuei a fazer bons jogos e a marcar alguns golos, mas depois fui realmente perdendo espaço e a equipa também começou a estar menos bem», recorda, em entrevista ao jornal «A Bola».

O avançado diz mesmo que a sensação de afundar-se junto com a equipa não aconteceu apenas consigo: «Poucos serão os jogadores que nos últimos anos por lá passaram e sentem que deram o melhor no clube.»

«Acredito que fui um pouco vítima da conjuntura, sim. Sentia-me bem, mas algumas circunstâncias fizeram com que fosse ficando afastado da equipa e a equipa também foi caindo», lamentou.

De qualquer forma, garante que o FC Porto não foi um passo em falso na carreira. Antes, o realizar de um sonho. «Não escondo que o FC Porto sempre foi a minha equipa de miúdo, tinha o sonho de lá chegar e consegui. Infelizmente só conquistei um título, mas o FC Porto nunca poderia ser um passo falhado», sublinha.

Sobre o momento da equipa, Licá torce pelo regresso aos títulos e faz o seu diagnóstico: «Penso que perdeu um pouco do ADN que caracterizava as equipas nos anos em que ganhavam tudo. Por outro lado, ganhou o Benfica, que tem uma estrutura muito forte e organizada. E milhares de adeptos sempre atrás da equipa, que têm muito peso.»