Ivo Vieira, treinador do Estoril, em declarações aos jornalistas após a derrota com o Belenenses (0-2) no Estádio António Coimbra da Mota:

[Se Ewandro tivesse marcado aos 3 minutos o jogo seria diferente?]

«Há uma coisa de que não se pode viver no futebol, que é do 'se': como se costuma dizer, se a minha avó tivesse rodas era um camião. [Mas] As coisas inverteram-se nitidamente. Em termos de jogo, tivemos posse, tivemos algumas oportunidades, [mas] não fizemos jogo à medida do que já fizemos, com qualidade. Fomos uma equipa de muita posse, com profundidade, mas houve alguma resistência nos comportamentos.

O Belenenses acaba por ganhar bem, fez dois golos. Aproveitou algum jogo direto para um ponta-de-lança fortíssimo nas primeiras e segundas bolas.»

[Sobre os momentos das equipas]

«O Belenenses vinha num período não tão bom e nós num momento bom, mas isso não significa nada. Se menosprezarmos o adversário vamos ter dissabores. Foi isso que aconteceu hoje.

Este resultado não é bom para nós porque estávamos à espera de somar pontos e ficarmos de forma mais tranquila na tabela. Temos de continuar na luta. A luta vai ser árdua, são pontos que não se somam...»

[Estoril menosprezou o adversário?]

«Menosprezar é subconsciente: vínhamos de uma fase confiante e costumo dizer que o subconsciente consegue tomar conta do corpo. Não houve displicência, não houve falta de empenho. [Mas] Há sempre um momento em que pensamos que, como já fizemos algumas coisas boas, basta sermos normais para continuarmos a fazê-las: não. Acho que entrámos no jogo a pensar que as coisas iam ser fáceis.»

[Mais sobre o jogo]

«Temos uma equipa de muita posse, hoje mesmo com menos um jogadores tivemos muita posse. A estratégia do Belenenses é de enaltecer porque ganhou, mas o Belenenses não jogou com três centrais. Jogou com uma linha de cinco [defesas], outra de quatro [médios] e um jogador na frente. Tínhamos de procurar mais profundidade no jogo para abrir espaços e esticar mais a equipa do Belenenses.

Hoje ficámos aquém do que podíamos fazer e o Belenenses foi melhor.

Aos seis minutos da segunda parte, o jogador [Bruno Gomes] é bem expulso e muito bem expulso. Pôs em risco a integridade física do colega.»

[Resultado pode afetar o moral da equipa para os jogos que se aproximam?]

«Pode afetar quando não se ganha - e a norma no futebol é essa - mas é no resultado seguinte que podemos falar sobre isso. O próximo resultado é que poderá dizer se afetou ou não: se não ganharmos, afetou. Se ganharmos, não afetou.»