O treinador do Estoril quer ir à Luz confirmar a permanência do Estoril no campeonato. Na conferência de antevisão, Pedro Emanuel reconhece a superioridade do Benfica, mas manifesta vontade em sair de Lisboa com pontos.

«Matematicamente podemos decidir a permanência na I Liga e é esse o nosso foco. Temos a perfeita noção de que quando vamos para um jogo de futebol temos três resultados possíveis e nunca dou nada por garantido antes de disputar. A conquista de pontos é o nosso objetivo e o que temos vindo a fazer leva-nos a acreditar que tudo será possível», afirmou, sublinhando que o Estoril «tem de ser humilde ao ponto de perceber que o Benfica luta por outros objetivos».

Fora da abordagem dos canarinhos está a luta pelo primeiro lugar. «Queria passar ao lado de FC Porto e Benfica, até porque nós, enquanto adeptos, estamos sempre a dizer que não há competitividade e espero que seja uma luta salutar até a última jornada. Quem for campeão é o mais justo, porque é quem vai conquistar mais pontos», resumiu.

Verdade é que os estorilistas complicaram as contas dos «encarnados» na luta pelo título em 2012/13. Pedro Emanuel não entra em comparações e afirma que se tratam de «momentos distintos». «O [treinador] Marco Silva deixou um marco importante no clube, fez um trabalho extraordinário. Temos de ser humildes, porque eles têm uma força superior e a nossa capacidade enquanto equipa vai ser posta à prova amanhã [sábado]», reconheceu.

Para o treinador dos canarinhos, o empate 3-3 na Luz, para a Taça de Portugal, não vai ter qualquer influência no duelo da liga. «Prevejo um jogo distinto e esperemos que com o mesmo foco que tivemos no jogo da Taça e com a mesma concentração e organização», declarou Pedro Emanuel, sublinhando sentir a «equipa alegre e com vontade de jogar» diante um «adversário fortíssimo».

Com a continuidade praticamente assegurada, o futuro do treinador do Estoril permanece em aberto. Pedro Emanuel recusa mesmo falar sobre uma eventual renovação de contrato para a próxima época. «A administração contratou-me para garantir a manutenção e como não está garantida não faz sentido falar sobre isso. O que posso dizer é que quando somos bem tratados, temos reunidas as condições. Nunca estive agarrado a nada. Posso ficar ou sair, mas irei ter o mesmo respeito desde o primeiro dia que cheguei até ao último dia em que aqui trabalharei», concluiu.

Benfica e Estoril defrontam-se no próximo sábado, em jogo a contar para a jornada 31 do campeonato. Vai ser arbitrado por Hugo Miguel, da Associação de Futebol de Lisboa.