Duas estrelas da Liga norte-americana de basquetebol (NBA) vão estar durante este fim de semana em Lisboa para animar o NBA3x Tour, um torneio destinado a crianças a partir dos 11 anos de idade.

O torneio NBA3x Tour, que se realiza pela primeira em Portugal, decorre no jardim da Praça do Império em Belém e pretende juntar centenas de crianças amantes do basquetebol e da magia da NBA.

A presença de Taj Gibson, do Chicago Bulls, e do antigo jogador Muggsy Bogues, o atleta mais baixo da história da NBA (1,61 m), são o ponto alto do evento.

Em declarações à agência Lusa, os dois atletas manifestaram-se muito satisfeitos por estar em Portugal e participar num evento com fãs de basquetebol. «As pessoas são simpáticas e a comida é ótima. Não sei o que esperar, mas tudo parece maravilhoso», afirmou Taj Gibson.

O jogador do Chicago Bulls considerou que este tipo de iniciativas pode ser muito importante para promover o basquetebol português e encontrar novos talentos. «Talvez a próxima estrela do basquetebol possa sair de Portugal. O talento existe em todo lado e os miúdos que tiverem esse dom podem transformar-se em estrelas», apontou.

A mesma ideia foi partilhada por Muggsy Bogues, que apontou a disciplina mental como caminho para o sucesso. «Uma iniciativa destas é boa para se poder ver o tipo de talento que os jovens têm, mas eles têm que estar cientes que devem focar-se e ter muita disciplina mental se querem que o jogo deles possa melhorar», aconselhou.

A esse propósito, o antigo jogador considerou que participar num torneio de basquetebol 3x3 é um bom treino para os jovens, por aquilo que exige. «Num jogo 3x3 toda a gente tem de participar e ter um papel ativo no jogo. Por esse motivo é uma boa oportunidade para os jovens mostrarem o seu talento», argumentou.

Ansiosos por um autógrafo dos craques da NBA estavam alguns jovens com quem a Lusa falou e que manifestaram o sonho de vir a jogar na Liga norte-americana.

Entre as atividades programadas para o evento estão diversos concursos de habilidade, com inscrições abertas a participantes de ambos os géneros a partir dos 11 anos, demonstrações de triplos e de afundanços acrobáticos, sessões de autógrafos e um torneio para jovens com necessidades especiais.